Em pouco mais de seis meses de gestão, a Prefeitura de Florianópolis comunica duas mudanças no primeiro escalão da administração municipal: deixam o cargo os atuais secretários de Finaças e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Uma delas, pelo menos, não ocorre de forma muito tranquila entre as partes.

Continua depois da publicidade

O comunicado divulgado pela prefeitura afirma que o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, empresário do setor de tecnologia, deixou o cargo a pedido. Mas o secretário tem outra versão.

– Não foi a pedido meu. Eu coloquei o cargo a disposição diante de uma possibilidade de reinvindicação política. Como eu não sou um político, não tenho uma partido, eu coloquei o meu cargo a disposição para o prefeito fazer uso. Eu não vou ser empecilho de ninguém – disse.

Nos bastidores, a conversa é de que o anúncio nesta quinta-feira pegou de surpresa não apenas o secretário como também o setor de tecnologia de Florianópolis, que ele representava à frente da pasta. Gonçalves foi durante muitos anos o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Era esperado, ao menos, um período de transição do cargo, que dialogasse com o setor a escolha de um novo nome.

Continua depois da publicidade

O próprio Gonçalves afirmou que fica na prefeitura até concluir dois projetos que acredita serem prioritários para a cidade: o Floripa Bike e também o processo de otimização para a abertura de empresas. De acordo com a prefeitura, no comunicado, ainda não foi definido o nome que vai ocupar o seu lugar.

A prefeitura foi procurada para comentar o assunto, mas não retornou uma resposta até o horário de publicação desta matéria.

Em nota oficial, o atual presidente da Acate, Guilherme Stark, enalteceu o trabalho de seis meses desenvolvido pelo secretário e reforçou que a entidade permanecerá à disposição da prefeitura para continuar a empreender ações e parcerias que busquem o fortalecimento do setor.

Continua depois da publicidade

– Por fim, defendemos que o prefeito Cesar Souza Jr, ao reconhecer o setor tecnológico como uma das mais importantes economias do município, entenda a importância da nomeação de um secretário que esteja alinhado e comprometido com o segmento – diz a nota

:: Mudanças nas finanças e receitas municipais

Já quem assume como secretário de Finanças de Florianópolis é André Luiz de Rezende, 39 anos, administrador de empresas, especialista em finanças corporativas e auditor interno da Secretaria de Estado da Fazenda.

José Luiz Coelho, que era o secretário até as mudanças, continua na administração municipal, agora como secretário adjunto da pasta. Sua atuação será junto ao Comitê Gestor com ênfase na contenção de despesas do executivo municipal, informou a prefeitura.

Continua depois da publicidade

– O José Luiz é servidor da casa e pretendo aproveitar a experiência dele o máximo possível – disse o novo secretário.

O DC procurou o ex-secretário para comentar a mudança, mas o celular estava desligado.

Rezende estava há três anos em uma das diretorias executivas da Celesc, onde participou da equipe que desenvolveu uma reestruturação da estatal e cortou cargos, inclusive a diretoria que ocupava. Afirma que se interessou pelo projeto municipal apresentado pelo prefeito e terá como missão a busca de novas receitas para o município.

– O alicerce de projetos ambiciosos que a prefeitura quer desenvolver, em linhas gerais, tem a ver com a captação de recursos com empréstimos de longo prazo – disse Rezende, explicando que seu principal papel será buscar e gerenciar esses investimentos.

Continua depois da publicidade