A prefeitura de Florianópolis alertou para golpes pelo WhatsApp que usam o nome do Procon da Capital para fazer cobranças. O executivo ressaltou que não envia faturas ou links por WhatsApp, SMS ou qualquer outro meio eletrônico.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
“A população deve desconfiar de pedidos por mensagem de texto, evitar clicar em links estranhos ou abrir e-mails incomuns, mesmo que tenham sido enviados por familiares, amigos e pessoas de confiança”, pede o Procon da Capital.
A orientação é que, antes de fornecer os dados, o cidadão pergunte quais informações a pessoa já possui e qual o objetivo da ligação ou contato. O órgão só realiza ligações para confirmar ou atualizar o andamento de processos e reclamações, sem solicitar dados pessoais ou bancários.
Golpes pelo Instagram e WhatsApp crescem 139% em SC: “Sentimento de frustração”
Continua depois da publicidade
— Golpistas estão sempre atualizando meios para fazer novas vítimas e recentemente têm se tornado comum extorsões em nome de Procons em diferentes municípios. Principalmente agora em período eleitoral, os golpes costumam ser usados para a propagação de fake news. Por isso, estamos emitindo um alerta para que o consumidor fique bem informado e não seja lesado — explica o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Miltinho Barcelos.
Banco Central apressa regulação de criptomoedas para conter fraudes bilionárias
Em caso de dúvidas, entre em contato com a prefeitura
Em caso de dúvidas em relação à veracidade de um atendimento, o consumidor pode entrar em contato pelo único telefone/WhatsApp do órgão através do 0800 0000 – 844 (opção 3).
E-mails oficiais do Procon de Florianópolis:
- fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br
- juridico.procon@pmf.sc.gov.br
- cartorio.procon@pmf.sc.gov.br