A prefeitura de Florianópolis promete recuperar 102 abrigos de ônibus danificados até o final do ano. Alguns estão estragados desde o vendaval de dezembro de 2016, mas ainda não foram substituídos porque o município aguarda recursos federais.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Notícia na Manhã, o secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva, disse que 102 abrigos serão repostos até o final do ano:

— Recebemos no ano passado 735 abrigos totalmente quebrados, quase 300 foram recolocados e 125 recuperados. Em 2016, no vendaval, perdemos quase 60 abrigos. Começamos processo junto à Defesa Civil, fizemos processo licitatório esse ano, a empresa está homologada, e aguardamos a liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional para repor esses 22 abrigos, além de outros 80 que estamos colocando até o final do ano — relata o secretário.

Florianópolis tem, segundo o secretário, 2554 pontos de paradas de ônibus, dos quais 1095 possuem abrigos. Ou seja: cerca de 70% deles estavam danificados. Nos demais pontos, conforme Silva, não há abrigos por serem pontos apenas de desembarque, situados perto do final das linhas.

— Sabemos que existem muitos abrigos em condições precárias, mas pelas situação financeiras do município não tínhamos condição de imediatamente repor — justifica Marcelo Roberto da Silva.

Continua depois da publicidade

O secretário explica que a manutenção não pode mais ser feita pela Comcap, desde que a companhia foi transformada em autarquia. A Secretaria mantém três contratos: um só de compra, outro só de manutenção e um terceiro de exploração de publicidade e manutenção.