A prefeitura de Criciúma, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), lança nesta quarta-feira um material de orientação destinado às centenas de imigrantes que chegam ao município. O Guia para os Imigrantes ou, Guide for Immigrants, estará disponível em inglês e francês.

Continua depois da publicidade

Só em 2014, a cidade recebeu mais de três mil novos estrangeiros. Muitos chegam ao município de forma ilegal e não sabem como regularizar sua situação ou como encontrar postos de atendimento e usar o transporte público, assim como encontrar um lugar para ficar. O objetivo do material é ajudar essas pessoas a se localizar.

– Com a chegada desses ganeses, haitianos e demais estrangeiros, o guia se tornou uma necessidade. É como se fosse uma bússola. Eles vão ter em mãos um instrumento de localização, numa linguagem que eles compreendem e poderão se deslocar pela cidade com mais facilidade, tendo a certeza de que chegarão ao destino correto – diz o prefeito Márcio Búrigo.

O guia traz dados importantes para que o imigrante saiba o que fazer quando chega à cidade, como a Casa de Passagem, que serve como um lugar temporário até que o estrangeiro consiga comprar ou alugar um lar definitivo. O material também orienta sobre a importância da regulamentação dos documentos necessários para permanecer legalmente na cidade.

Continua depois da publicidade

– Nós queremos que Criciúma seja um bom lugar para eles, que eles se sintam bem aqui e acreditem que a cidade pode ser uma nova oportunidade – completa Búrigo.

Definido o lugar para ficar e com os documentos regularizados, é hora de procurar um emprego. O guia traz algumas explicações sobre a jornada de trabalho no Brasil, como: remuneração, período de experiência, aviso prévio e abandono de emprego.

– Os imigrantes aqueceram a economia da região. É nosso dever receber todos da melhor forma possível e mostrar que a nossa cidade é um local para fazer futuros investimentos – acredita César Smielevski, presidente da ACIC.

Continua depois da publicidade

No verso, o guia traz um mapa que destaca os principais pontos da cidade, como a Prefeitura de Criciúma, o Hospital São José, os Terminais Rodoviários, a Polícia Federal, a Casa de Passagem e o Pronto Atendimento 24h.