A prefeitura de Blumenau vai solicitar ao governo do Estado novas ambulâncias de emergência para atender o Samu. O município confirmou a informação na tarde desta terça-feira, mas ainda não há previsão para uma eventual vinda de novas viaturas. O contato inicial já foi feito, mas o documento com o pedido deve ser encaminhado nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, a Secretaria de Promoção da Saúde disponibilizou uma viatura interna, usada para serviços de atenção básica, para suprir a falta de uma ambulância.
Das três unidades de atendimento básico que o município dispõe, duas estão na oficina. Uma delas deve voltar a circular na próxima semana. Já a outra tem um laudo que a impede de voltar às ruas. O município alega que o uso diário e constante, nas condições em que são expostas, faz com que as ambulâncias se deteriorem rapidamente.
A prefeitura informa que já foram gastos somente este ano cerca de R$ 2,3 milhões com manutenção. O Estado tem a responsabilidade pela troca das viaturas, e o município pela manutenção e profissionais.
Realocação de profissionais será rediscutida nesta quarta-feira
Continua depois da publicidade
Uma reunião entre a Secretaria de Administração e a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) será feita nesta quarta-feira, dia 3, para decidir se os profissionais do Samu que estão atualmente ociosos por falta de viatura serão realocados a outros serviços da Saúde municipal. Nesta terça, uma reunião com membros da prefeitura já havia definido a transferência de oito profissionais que estão sem atividade em função das ambulâncias danificadas para unidades de saúde do município. No entanto, essa realocação só deverá ser confirmada ou suspensa após esta nova reunião, marcada para a manhã desta quarta-feira.
Leia mais:
:: Sem ambulância, profissionais do Samu de Blumenau serão realocados para unidades de saúde
:: Após acidente, Samu de Blumenau fica com apenas uma ambulância para atender a cidade