A Prefeitura de Blumenau comprará 10 mil testes do tipo RT-PCR, os testes moleculares, para diagnosticar o novo coronavírus. Nesta quarta-feira (24), ocorrerá o pregão presencial para selecionar o laboratório que fornecerá os kits e fará os testes durante três meses. De acordo com a Secretaria de Administração (Sedead), o investimento é de R$ 3,2 milhões, vindos do Fundo Municipal de Saúde. Clique aqui para ver o edital completo.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Ampliação de testagem
No início da pandemia e das testagens, apenas o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen) fazia a coleta e análise do material de pacientes suspeitos de estarem contaminados. Por causa da alta demanda, em alguns casos havia demora na entrega dos resultados. Para aumentar a agilidade das análises e obter números mais aproximados da realidade, a prefeitura contratou um laboratório da cidade para fazer os exames.
De março até maio, 4 mil testes do tipo RT-PCR foram adquiridos e no final de maio 15 mil testes rápidos foram comprados para auxiliar no combate à pandemia. Mais de nove mil testes já foram feitos em Blumenau, entre rápidos e laboratoriais. A estratégia é ampliar a testagem, busca aumentar a possibilidade de identificação de pacientes com o vírus e reduzir a subnotificação.
Leia também: Coronavírus avança em Blumenau e infectologista alerta para “situação de extrema gravidade”
Continua depois da publicidade
Onde é feito o RT-PCR?
Pode ser coletado, conforme critérios e indicação médica, no Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus (Setor 3 da Vila Germânica), nos hospitais, ou ainda em laboratórios particulares. Os resultados são disponibilizados entre 24 e 48 horas e a testagem pode ser recomendada pelo médico em pacientes com Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).