Melhorar o atendimento à população e a segurança dentro do prédio público: estes são os principais motivos que levaram a prefeitura de Blumenau a instalar catracas e um novo sistema de acesso orientado na recepção do paço municipal, segundo o secretário de Administração Ronaldo Rogério Wan-Dall.
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O sistema informatizado e os equipamentos – três na recepção, dois nas garagens e outro no acesso nos fundos do prédio – foram instalados e a equipe de atendimento já está atuando, mas o acesso orientado só começa a funcionar efetivamente dentro de duas a três semanas. Até lá será feito o cadastramento dos cerca de 700 funcionários que trabalham no prédio diariamente. Eles terão acesso por crachá magnético, senha e biometria (leitura da impressão digital).
De acordo com Wan-Dall, o sistema vai permitir à administração ter dados que atualmente são desconhecidos, como quais são as principais demandas dos cidadãos que vão à prefeitura e quantas pessoas circulam diariamente no prédio:
– Temos uma estimativa a grosso modo. O número de servidores gira em torno de 700 e calculamos que cerca de mil pessoas passem pela prefeitura todos os dias, já contando os trabalhadores. Quando o sistema estiver em funcionamento vamos poder gerar esses dados das secretarias mais procuradas e também do número exato de pessoas que circulam dentro da prefeitura.
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Custo acima de R$ 300 mil no primeiro ano
O sistema será implantado pela empresa Khronos Indústria e Comércio, de São José, que receberá R$ 332 mil – cerca de R$ 27,7 mil por mês – durante o primeiro ano de funcionamento das catracas, que são adquiridas em contrato de comodato. O valor também contempla a manutenção dos equipamentos neste período e o pagamento de quatro recepcionistas.
Após os primeiros 12 meses, os equipamentos passam a ser patrimônio da prefeitura e deixam de ter custo fixo mensal. A equipe de trabalho também poderá mudar: a administração municipal pode optar por contratar funcionários para a função ou designar servidores da casa para o atendimento.
A partir do momento em que o sistema estiver funcionando integralmente cada cidadão que precisar de algum serviço dentro do prédio da prefeitura será cadastrado na entrada. Bastará apresentar um documento com foto – identidade ou carteira de habilitação, por exemplo – e informar qual o setor procurado. A recepcionista vai arquivar os dados e entregar um crachá, que será usado na catraca eletrônica para registrar a entrada e a saída dos visitantes.
Ainda na recepção, cada pessoa receberá orientação de como chegar ao local desejado, acabando assim com as dificuldades de encontrar secretarias ou diretorias, situação comum atualmente segundo o secretário Wan-Dall:
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– A primeira questão é de fato relacionada a atendimento, que é para ser um pouco mais humanizado. Hoje encontramos muitas pessoas circulando no prédio, sem saber para onde ir, sem orientação, e com esse sistema obrigatoriamente o usuário vai ter que parar, fazer o cadastro e então vai saber exatamente onde fica o local que ele procura.