Com o anúncio do rompimento do contrato com o Consórcio Siga, confirmado na manhã deste sábado, oficialmente 1,3 mil trabalhadores do atual sistema serão demitidos. Mas os profissionais não devem ficar muito tempo sem emprego. Pelo menos é o que garante o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). De acordo com ele, o Executivo se empenhará para inseri-los no novo sistema de transporte coletivo de Blumenau.
Continua depois da publicidade
::: Prefeitura anuncia rompimento com o Consórcio Siga em Blumenau
::: Corredores de ônibus estão liberados para trânsito em Blumenau
Para isso, os funcionários ligados ao Consórcio Siga precisarão ser desligados e admitidos pelo novo sistema. O prefeito garantiu que em no máximo seis meses uma nova licitação do transporte coletivo será lançada:
– A nova licitação irá garantir segurança para os trabalhadores e usuários, pondo um ponto final na má prestação de serviço.
Continua depois da publicidade
::: Prefeitura de Blumenau dá ultimato ao Siga e empresas do transporte coletivo
Para o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol), Ari Germer, é importante que o poder público mantenha o compromisso firmado com a categoria e assegure as vagas dos trabalhadores no novo sistema de transporte.
– Estou há 18 anos trabalhando na maior empresa de transporte da cidade e nos últimos três anos o sistema decaiu, não houve uma renovação de frota contínua e estamos cansados de trabalhar o mês todo e não receber. Se a situação for melhorar, todo trabalhador estará contente – avaliou.
Créditos no cartão Siga serão mantidos
O presidente do Seterb, Carlos Lange, esclareceu que os créditos já depositados no cartão Siga estão assegurados e a comunidade não terá prejuízo. De acordo com ele, os créditos serão transferidos para o novo operador do sistema.
– Estamos trabalhando de forma intensiva para que o transporte regular e de qualidade adequada aconteça o mais rápido possível – afirmou.
Continua depois da publicidade