A prefeitura de Blumenau lançou na tarde desta segunda-feira o novo portal da transparência do município. A nova página, que já está no ar, acrescenta algumas ferramentas à antiga edição. O evento de lançamento ocorreu por volta das 14h30min no salão nobre da prefeitura e contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, entre outras autoridades locais.
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O novo portal, que reúne informações da administração pública, como licitações e despesas por órgãos, foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Gestão Governamental, com o objetivo de torná-lo mais prático para os usuários. Em todo o Estado é um dos poucos a ter ícones de avaliação popular, em que o público pode emitir críticas e sugestões. Outra novidade em relação à versão anterior é o campo de pesquisa que permite sugestões caso o interessado não encontre as informações que esteja buscando.
Em comparação com o antigo portal, o novo site agora funciona em qualquer navegador e permite que as informações sejam disponibilizadas de forma mais rápida. O secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, destacou que o formato do portal vai melhorar o acesso aos dados:
– Demos cara nova ao site para facilitarmos a busca e ampliamos a quantidade de informações.
Quando o site foi lançado, em 2013, teve 5,3 mil acessos em todo o ano. Em 2014 o número aumentou para 125 mil. Para Napoleão Bernardes, a participação popular contribui para o aperfeiçoamento do portal da transparência:
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– O portal é colaborativo. Não está pronto, acabado. Está sempre sendo feito. E a comunidade deve alterar, modificar, melhorar. Blumenau é uma sociedade ativa, que gosta de participar.
Napoleão disse ainda que o portal representa uma nova fase da democracia, com a participação dos cidadãos agora também pela internet.
– Não basta só acessar. Tem de entender e interpretar os dados – disse.