As obras de desassoreamento do ribeirão Salto do Norte, que passa pelo bairro Itoupavazinha, começaram nesta quarta-feira, em Blumenau. Os trabalhos iniciaram na Rua Deonísio Chequeti e vão em direção às ruas Henrique Mette e Berta Mette, abrangendo uma extensão de cerca de dois quilômetros.

Continua depois da publicidade

O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana depois de uma série de vistorias e avaliações da Defesa Civil e da concessão da licença ambiental por parte da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). A ideia é diminuir o risco de alagamentos, frequentes nesta época do ano.

O secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Schneider, explica que os trabalhos devem ter duração de aproximadamente 30 dias, mas que depende das condições climáticas favoráveis. Segundo prefeito Mário Hildebrandt, os serviços serão custeados integralmente com recursos próprios.

– É um investimento que totalizará cerca de R$ 300 mil, pagos por meio de recursos do orçamento do município, uma vez que não recebemos apoio dos governos estadual e federal – afirma.

A prefeitura reforça que para a ação ter o efeito esperado, a população deve deixar de jogar entulho no ribeirão e em suas margens. O prefeito Mário Hildebrandt aponta que no local são encontrados pneus, plásticos e outros materiais. Para ele, os alagamentos somente serão evitados se as pessoas deixarem de descartar este tipo de objetos no ribeirão.

Continua depois da publicidade

As intervenções serão acompanhadas de perto pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), que fez todas as recomendações ambientais. O presidente da Faema, Eder Boron diz que o órgão fará o acompanhamento para preservação da fauna e da flora, além da destinação correta dos resíduos retirados.