A prefeitura de Blumenau está no início das discussões para criar uma lei que regulamente os ambulantes em Blumenau e o Food Trucks Festival vai contribuir com referências. O diretor em Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, afirma que os food trucks, por terem na sua maioria chefs de cozinha, carregam experiências aplicadas em restaurantes, como armazenamento, cuidados com a procedência dos insumos e higiene.
Continua depois da publicidade
Outra diferença é que a maioria também manipula os alimentos dentro do carro ou caminhão, e não na rua, o que dificulta a contaminação. Esse hábito já é adotado por parte dos ambulantes em Blumenau. Mas se um food truck que está no festival resolvesse estacionar na rua, por exemplo, estaria tão irregular quanto os ambulantes que vendem cachorro-quente, já que a cidade não tem legislação específica para essa atividade.
– Queremos fazer a legislação para que os ambulantes, sendo food trucks ou não, possam todos seguir as mesmas regras. A intenção é dar segurança tanto para quem trabalha quanto para os consumidores – afirma Weise.
No ano passado a necessidade de criar uma lei com regras claras reacendeu em novembro, quando ambulantes tiveram os equipamentos de trabalho apreendidos próximo do Parque Ramiro Ruediger sob alegação de que estavam irregulares. Pressionada pelos empreendedores, a prefeitura se comprometeu em encontrar a solução até o fim deste ano. O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, Móris Cleber Kohl, conta que já foi feito um levantamento da situação da venda de comida na rua em Blumenau.
Continua depois da publicidade
– No mês que vem, na primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, formado por representantes do poder público e entidades, vamos apresentar o que temos e começar a construir a legislação – explica Kohl.
Em Blumenau ambulantes continuam trabalhando, mas ainda em situação delicada por conta da falta de legislação específica:
– Agora que passou o Carnaval vamos cobrar da prefeitura a lei. Acompanhar de perto. Todo mundo tem a ganhar com a nossa atividade sendo regulamentada – garante Marcos José Amorim, presidente da Associação de Vendedores Autônomos Ambulantes de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Com a lei em vigor, a tendência é que Blumenau ganhe mais food trucks:
– A cidade tem potencial para ter food trucks. Eles trazem uma nova experiência à comida de rua e tem muito a contribuir neste mercado. Mas para isso uma legislação clara é fundamental – acredita Caio Fontenelle, organizador do festival.
Serviço