A Vigilância Epidemiológica de Blumenau busca as pessoas que estavam no cinema do Norte Shopping no dia 7 de dezembro, entre as 14h e às 17h. A ação é necessária porque uma mulher de 20 anos, que frequentava o local neste horário, está com suspeita de sarampo e pode ter causado o contágio de outras pessoas.

Continua depois da publicidade

A orientação da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau é para quem esteve no local nesse horário e ainda não tenha sido vacinado contra o sarampo ou tenha dúvidas sobre a situação da carteira de vacinação. Essas pessoas devem procurar as unidades de saúde ainda nesta sexta-feira em busca da imunização.

A Vigilância Epidemiológica alerta que há risco mesmo que doença não tenha sido adquirida no município e a mulher não seja moradora de Blumenau. Parte da equipe que trabalha no estabelecimento também será imunizada.

A assessoria do shopping destaca que as lojas estão funcionando normalmente e sem nenhum risco aos visitantes. Havia possibilidade de contágio apenas no dia e horário em que a mulher suspeita de ter a doença estava no local, há quase duas semanas.

Vacinação na próxima semana

Quem não conseguir vacinar-se nesta sexta-feira, poderá procurar o serviço na semana que vem. Os Ambulatórios Gerais das regiões do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt estarão em esquema de rodízio entre os dias 23 e 27 de dezembro, com as salas de vacina funcionando das 8h às 16h. Os sete ambulatórios voltam ao horário normal a partir de 6 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Blumenau teve um caso confirmado neste ano

O município segue com um caso confirmado de sarampo neste ano, doença que não era registrada em Blumenau desde 2003. Uma mulher de 26 anos, moradora de Blumenau, apresentou os sintomas após participar de um show em Joinville. Já os casos autóctones, quando a doença é contraída no município, não são diagnosticados desde o ano de 1998.