A prefeitura de Blumenau anunciou na manhã desta sexta-feira (20) uma série de intervenções na mobilidade urbana, estimadas em R$ 20 milhões, para aumentar a segurança no trânsito e tentar zerar as mortes nas estradas do município. Os dados do Executivo indicam que em 2019 ocorreram 16 mortes, 771 pessoas feridas e 1.514 acidentes nas vias municipais, números que representam uma queda gradativa em relação aos anos anteriores.
Continua depois da publicidade
O principal ponto é a instalação de 104 semáforos inteligentes nos próximos meses em Blumenau. Nesse novo modelo, a Central de Controle Operacional irá definir os melhores momentos para a mudança do sinal de acordo com o trânsito de pedestres e veículos, operando em tempo real e enviando informações para o controlador do aparelho.
Desses, 27 equipamentos novos serão implementados próximos a escolas, enquanto os demais serão nos readequados ao novo modelo, sendo 45 na região central e 32 demais bairros. O edital para instalação do aparelho próximos aos colégios chegou a ser suspenso por determinação da Justiça, mas a prefeitura afirma que essa pendência foi resolvida.
Outro anúncio, esse sem envolver tecnologia, é a instalação de 150 novas faixas elevadas no município. A prefeitura garante que o edital de licitação está pronto para ser assinado e que a previsão é implantar 10 estruturas por mês se não houver muita chuva durante o período.
Semelhante ao que está ocorrendo na Polícia Militar, a Guarda Municipal de Trânsito receberá 60 câmeras acopladas ao corpo para uso dos agentes durante o serviço. O equipamento faz gravação em alta qualidade e deve ser introduzido para aumentar a segurança dos funcionários e dos moradores durante as abordagens.
Continua depois da publicidade
A tecnologia também deve ser aplicada a outras estratégias. A prefeitura planeja criar o que chama de “cinturão de monitoramento”, que inclui a instalação de 90 câmeras e sensores do equipamento em postes. Com o software, a central de operação consegue fazer a identificação automática dos caracteres das placas de veículos.
Outras ações incluem a instalação de 305 botoeiras sonoras para auxiliar pessoas com deficiência visual no cruzamento de ruas, de quatro totens para comunicação com a Central de Controle Operacional e de um sistema dedicado a segurança viária que emite alertas sonoros. Os 40 equipamentos para registro eletrônico das infrações de trânsito já foram entregues.
Rotatórias, pontes e readequação de ruas
Durante a apresentação, o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) também falou sobre o andamento de algumas obras estruturais em Blumenau. A Rua Bahia e o Binário da Rua Chile com a República Argentina devem ser concluídas ainda neste ano, enquanto a revitalização da Rua General Osório foi retomada neste mês.
Ainda há outras obras em andamento que devem melhorar a mobilidade urbana, como a requalificação de 20 ruas e a pavimentação de 45 vias pelo sistema de mutirão. O sistema de transporte público foi citado com a construção dos dois terminais de ônibus e a assinatura de um contrato para criar 600 novos abrigo de ônibus.
Continua depois da publicidade