A prefeitura de Blumenau anunciou nesta sexta-feira (24) uma série de medidas para intensificar o combate à dengue na cidade. Primeiramente, o município divulgou que agentes de endemias da Secretaria de Saúde haviam encontrado 86 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, que além de dengue também transmite zika e chikungunya, somente em janeiro, contra 10 no mesmo período do ano passado. Depois, esses números foram atualizados para 87 e 11, respectivamente. O prefeito Mario Hildebrandt disse à repórter Valeska Lippel, da NSC TV, que um técnico da Vigilância Sanitária de Santa Catarina estará na cidade na próxima semana para avaliar se há risco de infestação.

Continua depois da publicidade

As medidas anunciadas pela prefeitura incluem a contratação de 19 novos agentes de endemias, que se juntarão aos 23 já existentes, apoio da Secretaria de Defesa Civil na realização de vistorias e a implantação de uma base de monitoramento da dengue no Parque Vila Germânica. Além disso, soldados do 23º Batalhão de Infantaria do Exército também auxiliarão em visitas.

Atualmente, Blumenau investiga sete casos suspeitos de dengue. No ano passado, foram registradas 13 ocorrências da doença, três delas autóctones, ou seja, contraídas na cidade. As outras dez foram importadas. Na apresentação feita à imprensa, Hildebrandt observou que o mosquito pode estar chegando à cidade em carros e ônibus de turismo.

Mais focos na região central

Segundo a prefeitura, a região central da cidade, incluindo a Vila Germânica e os bairros Centro, Victor Konder, Itoupava Seca, Vila Nova e Velha, é a que apresenta o maior registro de locais infestados. Nos últimos dias, agentes têm se deparado com inúmeros casos de caixas de água destampadas e com água parada, bromélias com larvas e piscinas com água não tratada. Em apenas uma das mais de 1,6 mil armadilhas encontradas havia 80 larvas do Aedes.

Continua depois da publicidade

Além de inspeção em armadilhas e dos pontos estratégicos, a equipe vem realizando monitoramento com drone em locais de difícil acesso e visitando casas das regiões que apresentam mais focos para orientar os moradores.

Como evitar a dengue:

– Elimine água parada de todos os recipientes;

– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda

– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

– Mantenha lixeiras tampadas

– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água

– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água

– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana

– Mantenha ralos fechados e desentupidos

– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana

– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito

Continua depois da publicidade

– Retire a água acumulada em lajes

– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados

– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário

– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue