A prefeitura de Blumenau fará em 3 de dezembro deste ano a abertura dos envelopes das empresas interessadas em implantar lombadas eletrônicas em 21 pontos da cidade. O edital foi lançado na última sexta-feira e publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

A intenção inicial do Seterb era de lançar a concorrência em 18 de novembro, mas o processo foi antecipado para evitar possíveis atrasos na previsão de instalação dos equipamentos, que é janeiro de 2014.

Na publicação, consta que será feita a “contratação de empresa especializada para prestação de serviços de engenharia, para apoio ao órgão de trânsito, com fornecimento de equipamentos novos, para fiscalização eletrônica de monitoramento de excesso de velocidade, fornecimento de relatórios de gestão de tráfego de acordo com os projetos, especificações e demais elementos e condições que constituem os anexos deste Projeto, assim como a instalação, manutenção preventiva e corretiva, incluindo atualização tecnológica, extração e transmissão de dados, pelo período de 24 meses”.

O valor por faixa de moniotoramento poderá chegar a R$ 3,8 mil. A concorrência será por menor preço.

– A gente tomou todos os cuidados possíveis, mas esse mercado é muito complicado. Existe uma grande concorrência entre as empresas em termos jurídicos – afirmou Sérgio Chisté, presidente do Seterb.

Continua depois da publicidade

A prefeitura passa agora a trabalhar com a segunda etapa da implantação da fiscalização eletrônica. Até o fim do mês, deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores o projeto que altera a lei que prevê monitoramento na cidade apenas com equipamentos que emitem sinais luminosos e sonoros.

Com isso, o Seterb pretende alugar três radares móveis no segundo semestre de 2014.

Divulgação em outubro

A prefeitura de Blumenau divulgou em 16 de outubro os pontos da cidade que vão receber lombadas eletrônicas. Há lugares que receberão lombadas em 30, 60, 90 e 120 dias, a partir de janeiro de 2014.

Das 12 ruas contempladas com a fiscalização eletrônica, seis são as que mais registraram acidentes com morte em 2013. A Rua Bahia, a Rua Gustavo Zimmermann e a Via Expressa concentram 40% dos acidentes com mortes e terão fiscalização em sete pontos.

A cidade está sem fiscalização eletrônica desde novembro de 2010, quando os equipamentos pararam de funionar pelo fim de contrato da prefeitura com a empresa responsável pelo monitoramento.

Continua depois da publicidade