O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) assinou nesta sexta-feira uma portaria que afasta preventivamente o fiscal detido sob acusação de cobrança de propina. No documento ele determina também a abertura de processo administrativo para apurar a responsabilidade do servidor diante dos fatos apontados pela Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

Jeanderson dos Santos, 38 anos, é funcionário concursado na Secretaria de Planejamento e foi preso em flagrante na quarta-feira, quando as autoridades dizem que ele fazia a cobrança de R$ 700 para não embargar uma obra residencial no bairro Nova Esperança. Nesta quinta, após audiência de custódia, ele foi solto.

Na decisão, o juiz Juliano Rafael Bogo, da 1ª Vara Criminal de Blumenau, autorizou a quebra do sigilo telefônico do suspeito. A expectativa é que isso auxilie nas investigações.

No fim da tarde desta sexta-feira, quando anunciou a abertura de processo administrativo, a prefeitura abriu um canal para denúncias envolvendo atos irregulares de agentes públicos. São eles: Ouvidoria, pelo telefone 156, ou pelo número de WhatsApp da Controladoria, no (47) 99769-3773.

Esta foi a segunda prisão de um fiscal da administração municipal de Blumenau em menos de um mês. No dia 19 de julho, um fiscal da Faema foi preso pela Polícia Civil suspeito de cobrar propina para não aplicar uma multa por supostas irregularidades em uma obra no bairro Fortaleza.

Continua depois da publicidade