O percentual de aumento do IPTU, que ainda vai ser incluído no projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú na semana que vem, dependerá das conversas com a comunidade. Como ninguém gosta de pagar mais imposto, a tendência é que se aplique um aumento gradual pelos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Embora o reajuste seja sobre os terrenos, atinge todos os imóveis da cidade porque o cálculo do IPTU inclui um percentual sobre a área, mesmo em locais onde já se construiu. Se a decisão for por um reajuste de 100% na planta genérica, por exemplo, o reflexo para o contribuinte será de em média 25% no valor final do imposto.

Teste

O levantamento do déficit em relação aos terrenos de Balneário Camboriú levou em conta um relatório de 2014, que não chegou a ser aplicado, e os registro de pagamento de ITBI, o imposto sobre as transações imobiliárias. Além disso, foi feita pesquisa de mercado por amostragem.

O projeto de aumento será um teste para a segunda etapa _ esta sim, bem mais desgastante. A prefeitura começou a reavaliação das edificações, que só ficará pronta no ano que vem.

Continua depois da publicidade