Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Itajaí (Gaeco) terminou com a exoneração do diretor do departamento de trânsito de Balneário Camboriú. O procurador do município, Marcelo Freitas, informou que Iuri Bedin foi afastado por ser um dos suspeitos de fraudes na exclusão de multas de trânsito.
Continua depois da publicidade
– A gente achou por bem pedir a exoneração dele. Ainda não temos muitas informações sobre o processo, mas nos chegou que pelo menos outras duas pessoas estariam envolvidas. Se forem comissionados, serão exonerados e, se foram de servidores efetivos, serão afastados enquanto o procedimento administrativo estiver em andamento -, explicou Freitas.
A Operação Radar foi deflagrada nesta terça-feira e cumpriu dois mandados de busca e apreensão – um no Departamento de Trânsito da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública e outro em um escritório particular.
As investigações começaram em setembro de 2012, depois de denúncias de que funcionários da secretaria estariam alterando os dados do sistema para apagar infrações em benefício de terceiros. O escritório investigado seria de um dos servidores, que atendia clientes que buscavam a defesa de multas de trânsito.
Continua depois da publicidade
O promotor Jean Michel Forest, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, iniciou as investigações, mas disse que não pode dar mais informações, já que o processo corre em segredo de justiça. A operação teve apoio também das polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado da Fazenda e Polícia Rodoviária Federal.
A reportagem de O Sol Diário tentou contato com Bedin, mas ele não atendeu o celular e nem retornou as ligações.