Um ônibus de dois andares quebrado no início da manhã desta segunda-feira logo após a saída da Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, mais uma vez expôs a falta de soluções para o problema da mobilidade urbana na Região Metropolitana da Capital. A lentidão no trânsito atingiu a Via Expressa, os bairros Coqueiros, Estreito e Capoeiras e alcançou a BR-101. Foram necessárias quase cinco horas para retirar o veículo da pista, o que transformou o já difícil trânsito da manhã no acesso à Ilha em algo caótico. Após os transtornos, vieram as promessas, inclusive com data marcada, embora nem sempre os prazos para isso sejam cumpridos.

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Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto disse que o prefeito Gean Loureiro (MDB) determinou a abertura de um processo de chamamento público. A medida visa encontrar uma empresa que disponibilize um guincho para ficar de sobreaviso durante 24 horas por dia nas alças das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.

O processo deve ser lançado no mais tardar até a semana que vem, diz Couto, e atenderá tanto as pontes – de jurisdição do Estado – como a Via Expressa – da União – e as ruas da Capital. A reportagem questionou se o assunto seria discutido com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Couto respondeu que o prefeito decidiu fazer o chamamento público e o guincho poderá ser usado nas vias de diferentes domínios.

— O prefeito determinou na manhã de hoje, em virtude do que aconteceu, que seja feito ainda nesta semana um chamamento público para que alguma empresa interessada em usar o espaço público de Florianópolis para publicidade de sua marca, possa colocar à disposição um guincho que ficaria à disposição 24 horas para resolver os problemas na ponte e seu entorno — explica Couto, antes de acrescentar que a empresa também disponibilizaria pelo menos três profissionais para operar o guincho – um por turno.

O guincho, diz Couto, também poderia fazer o serviço em situações de urgência como a que ocorreu em 27 de fevereiro, quando uma carreta com placas do Chile carregada com mostarda e catchup teve problemas mecânicos e parou sobre a SC-401, na altura do bairro João Paulo, em Florianópolis.

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As filas, na ocasião, espalharam-se por diferentes pontos da Capital. Para Couto, com o veículo de sobreaviso nas pontes, não haveria a necessidade de deslocamento de um guincho de Palhoça (da empresa Sinasc, que mantém convênio com o município) até a Capital – como aconteceu em fevereiro.

Comandante do 4º Batalhão tem a incumbência de convocar reunião

Em entrevista ao programa Direto da Redação, da CBN Diário, o secretário de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes, que também é comandante da Polícia Militar catarinense, destacou que alguns nós comprometem a mobilidade na região da Grande Florianópolis e eles acabam se tornando mais complexos que o normal “porque envolvem mais de uma autoridade de trânsito”. No caso, os impactos alcançam BRs, as pontes – de responsabilidade do Estado – e as ruas de Florianópolis e São José.

Assim, o coronel Gomes afirmou que repassará ao tenente coronel Marcelo Pontes, comandante do 4º Batalhão da Capital, a responsabilidade de provocar uma reunião para que medidas concretas sejam feitas para reduzir “essa vulnerabilidade específica da mobilidade” na região da Grande Florianópolis.

— Para discutir a criação de um plano de contingência para remoção rápida de acidentes, panes secas e panes mecânicas da ponte e seus principais acessos — expõe Araújo Gomes, para quem a “fragilidade e vulnerabilidade da mobilidade na região envolve questões de engenharia e projetos muito mais ampla que a disponibilidade de um guincho”.

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Outros casos em que apenas um veículo quebrado travou o trânsito na Capital

30 de agosto de 2018 – Um caminhão baú tombou na saída da Ponte Pedro Ivo, entrada da Ilha, na alça de acesso à Avenida Beira-Mar Norte. O acidente aconteceu por volta das 5 horas e transformou aquela manhã em caótica no trânsito, com filas que chegaram a BR-101 e outras regiões no interior da Ilha de SC.

27 de fevereiro de 2019 – Uma carreta com 22 toneladas de carga teve problemas mecânicos e parou sobre a SC-401, na altura do bairro João Paulo, em Florianópolis, por volta das 18h15min. O caminhão foi removido apenas por volta das 22h40min, quando um guincho vindo de Palhoça rebocou o veículo até o antigo posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), próximo ao pedágio desativado da rodovia.