Após 10 meses sem uso e sendo alvo de vandalismo, a Passarela Nego Quirida finalmente deve ser ocupada fora do Carnaval. A Prefeitura de Florianópolis está reformando o espaço para abrigar algumas secretarias e um projeto social durante o período de férias.

Continua depois da publicidade

A reforma inclui toda a parte elétrica, hidráulica, portas e vidros quebrados, pisos, frisas debaixo das arquibancadas, banheiros, pintura e todo o prédio Nega Tide, principalmente o terceiro andar, onde ficarão as secretarias.

De acordo com a assessoria do gabinete da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, a primeira etapa da reforma deve ser entregue até o dia 7 de janeiro, quando começa o projeto Passarela de Férias. O restante será concluído no decorrer do mesmo mês.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Edmilson Carlos Pereira Junior, a primeira secretaria a começar a se mudar para a passarela, já na semana do Natal, será a de Cultura, Esporte e Juventude. Hoje, a pasta está instalada em um prédio na Rua Trajano, no Centro.

No entanto, o atual local não oferece estrutura o suficiente e para 2019 a secretaria teria como opção se mudar para um prédio alugado ou para a passarela.

Continua depois da publicidade

Ainda vão se instalar na Nego Quirido a Fundação Franklin Cascaes e a Fundação de Esportes, a Superintendência de Serviços Públicos (Susp) e parte da Guarda Municipal com a equipe do canil. Segundo o secretário, com a mudança das pastas, a prefeitura deve economizar em 2019 cerca de R$ 60 mil por mês.

— Assim que o prédio (Nega Tide) estiver estruturado outras secretarias também poderão se mudar — diz o secretário.

As obras de reforma estão sendo feitas pelos funcionários da prefeitura e com materiais já existentes em estoque.

Segurança

A passarela também receberá toda estrutura de segurança. Segundo o secretário, a empresa Khronos, ganhadora de uma licitação, deve instalar cerca de 40 câmeras de monitoramento pela passarela, cerca elétrica e garantir a segurança do local 24 horas. O contrato tem duração de dois anos e, em contrapartida, a empresa poderá colocar publicidade pequena em cada arquibancada e em uma das torres para explorar durante o Carnaval.

Continua depois da publicidade

Projeto Passarela de Férias

A partir do dia 7 de janeiro começa o projeto Passarela de Férias, realizado pela prefeitura. Durante o período de férias, crianças de comunidades carentes, principalmente do Morro do Mocotó, terão aulas de esportes e brincadeiras na passarela.

Serão 14 modalidades esportivas, incluindo aquáticas, pois a piscina construída há quatro anos na passarela finalmente será inaugurada. Uma licitação está sendo feita para definir as instituições que irão dar aulas. Além das oficinas de esporte, terão diversas brincadeiras para as crianças na pista.