A prefeitura de Porto Alegre confirmou a realização de uma reunião na próxima quarta-feira, em Brasília, para discutir a chegada de imigrantes haitianos vindos do Acre para o Rio Grande do Sul e outros Estados. Representantes da prefeitura participarão do encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com autoridades do governo do Acre. As informações são da Rádio Gaúcha.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Direitos Humanos de Porto Alegre, Luciano Marcantonio, dois ônibus com imigrantes devem chegar em Florianópolis na noite deste domingo e, depois, eles seguirão para Porto Alegre. Segundo ele, o principal objetivo da reunião é discutir a organização para a vinda dos estrangeiros, já que o governo do Acre não repassa informações detalhadas sobre quantas pessoas serão transportadas e quando elas chegam.

Alojamento no Acre tem 600 haitianos e senegaleses

Leia as últimas notícias

O número de haitianos que virão para a capital gaúcha ainda é desconhecido, já que eles devem comprar passagens por conta própria. Uma estrutura para atender os imigrantes foi montada no Centro Vida, na zona norte de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Novos imigrantes mudam o cenário no Rio Grande do Sul

No último contato oficial, o governo acriano informou que outros dois ônibus sairão de Rio Branco direto para Porto Alegre na segunda-feira, com previsão de chegada para quinta-feira. A prefeitura está arrecadando doações para receber os haitianos. Os itens mais necessários são: lençóis, material de higiene, colchões, alimentos e roupas. A entrega pode ser feita diretamente no Centro Vida, localizado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132.

* Rádio Gaúcha