O arquiteto Michel Mittmann foi apresentado oficialmente como titular da supersecretaria de Mobilidade na manhã desta quinta-feira (4) em um evento no gabinete do prefeito de Florianópolis Gean Loureiro.

Continua depois da publicidade

A pasta acaba de ser criada e deve ser formada por vários órgãos, como Diretoria de Operação do Sistema Viário de Florianópolis (Diope), as secretarias de Planejamento e de Segurança.

– Com a criação da supersecretaria queremos incrementar a parte técnica, vamos chamar aprovados em concurso, arquitetos, engenheiros, geógrafos para discutir e encontrar solução para a cidade – explicou o prefeito.

Metas

Entre as prioridades a curto prazo está a melhoria da circulação de pedestres, ciclistas e do transporte coletivo. Para facilitar o tráfego dos ônibus pelas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, a supersecretaria também estuda uma solução.

Continua depois da publicidade

– A parte de entrar na ilha já está mais resolvida, já sair é um pouco mais complexo, envolve obras de conexão com o terminal. A gente está avaliando dois ou três cenários possíveis, a gente não quer colocar a obra antes de falar com o governo do estado – disse.

Além dessa articulação com o governo do estado, a supersecretaria aposta e no mapeamento dos problemas de mobilidade para definir um calendário de obras. A meta é até o fim do ano licitar sua execução.

– Se a gente favorecer o transporte coletivo, muita gente ganha, passam mais pessoas do que passariam por carro. De imediato a gente está estudando para que sejam transferidas pra Ponte Hercílio Luz, 18 linhas (de ônibus) – explicou.

O transporte marítimo, discutido há anos na capital, também está entre os estudos em andamento na supersecretaria.

Continua depois da publicidade

– Assim que a gente tiver resultados concretos, vai fazer a divulgação oportuna – detalhou.

Desenvolvimento

Para resolver o problema da mobilidade, outra meta da prefeitura é incentivar a população a residir em locais próximos ao trabalho, com incentivos à habitação popular.

– A gente vai estimular a ocupação de áreas de desenvolvimento incentivado, avaliar bairro a bairro, se é possível edificar de forma mais sustentável, que traga mobilidade. O preço da terra é um dos maiores problemas da cidade. A ideia é criar incentivos para habitação popular – afirmou.

Com esse desenvolvimento incentivado, a prefeitura busca dar às rodovias estaduais nova função.

– Vamos retomar uma articulação com a secretaria de Infraestrura do governo do estado, pra que a gente observe elas (as SCs) de forma conjunta. A gente quer estabelecer condições econômicas para que gradativamente sejam incorporadas como vias organizadoras do município – disse.

Continua depois da publicidade

Para assumir a pasta, Michel Mittmann deixou a direção do Instituto de Planejamento Urbano e seu sucessor ainda não foi definido pela administração do município. Já o antigo secretário de mobilidade do município Marcelo Silva assumiu a função de adjunto da supersecretaria.