Após três meses de promessas para a retomada das discussões comunitárias do Plano Diretor de Florianópolis, o Núcleo Gestor foi convocado pelo presidente do Instituto de Planejamento Urbano, Dalmo Vieira, para a primeira reunião do ano na quinta-feira da próxima semana. O encontro será às 18h30min, no Auditório da Casan, no Centro.

Continua depois da publicidade

O convite oficial foi realizado nesta quarta-feira, por e-mail, para os mais de 30 participantes do grupo. Três especialistas do Ipuf estão dedicados em analisar o resultado das 1,4 mil audiências realizadas na primeira fase da discussão do plano diretor, pela compilação feita pelo instituto argentino Cepa, e o anteprojeto dos técnicos feito na gestão anterior. Agora o grupo gestor, que inclui líderes comunitários e entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SC) e Universidade Federal, vão retomar o debate do projeto, que deve receber reajustes.

A nova gestão do Ipuf garante que os anseios das comunidades serão ouvidos e levado em conta conceitos técnicos de urbanismo e mobilidade, diferente do que ocorreu na administração de Dário Berger, que suspendeu em 2009 a participação popular iniciada em 2006.

– Temos consciência de que a experiência do Núcleo Gestor foi traumática. Houve muitos desencontros na gestão anterior. Mas foi boa a receptividade das lideranças comunitárias no Seminário da Cidade, que fizemos no mês passado na Universidade Federal. Percebemos que as pessoas estão dispostas a retomar as discussões – acredita o diretor de Planejamento do Ipuf, Eduardo Castells.

Continua depois da publicidade

Se a prefeitura chegou a estimar a entrega do projeto à Câmara dos Vereadores em agosto, atualmente Castels considera prematuro falar em cronograma antes da realização das primeiras reuniões do núcleo.