O prefeito Udo Döhler disse nesta segunda-feira que trabalha em duas alternativas para agilizar a entrada em operação do ILS, sistema que possibilita pousos em condições de mau tempo, no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira, o prefeito afirmou ter sido surpreendido pela falta de um dos equipamentos necessários para o funcionamento do sistema, o que adiaria o início da operação do ILS de junho deste ano para até março do ano que vem.

Entre as hipóteses levantadas pelo prefeito para a compra da estação meteorológica de superfície (EMS 1) de modo mais rápido está buscar que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) compre o equipamento. Com isso, seria eliminada a necessidade de fazer licitação do equipamento, o que diminuiria em alguns meses o tempo de espera para a entrada em operação do ILS.

Outra alternativa cogitada pelo governante é a de o Aeroporto de Joinville passar a utilizar a EMS 1 que atualmente funciona no aeroporto de São José dos Pinhais. O equipamento que está em operação no Paraná será desativado, pois o aeroporto receberá a EMS 3, mais potente do que a atual. Com isso, a ideia seria transferir a estação meteorológica para Joinville, com o Decea intermediando a manobra.

Continua depois da publicidade

Em outra frente, a Prefeitura continua tentando marcar uma agenda com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para tratar da compra da EMS 1 para Joinville.

Nesta segunda, técnicos trabalhavam na programação dos computadores do sistema, conforme era previsto pelo Decea. Por meio da assessoria de imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB), que responde pelo departamento, afirmou nesta segunda que vai continuar fazendo a sua parte e vai manter o cronograma de instalação do ILS, apesar de a Infraero não ter comprado a EMS 1, essencial para o funcionamento do sistema.

A Infraero, responsável pelas obras de infraestrutura necessárias para a instalação do ILS, também deveria ter comprado a EMS 1. Por enquanto, a única informação repassada pela Infraero é de que o edital de licitação para a compra da estação meteorológica para Joinville será lançado ainda no mês de março.

Continua depois da publicidade