Das três enfermarias anunciadas pela prefeitura na última sexta-feira (12) para enfrentamento da dengue, apenas uma entrou em funcionamento nesta segunda-feira (15). Trata-se da enfermaria montada na Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) Glória. A ativação ainda não surtiu efeito para redução das filas na emergência.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A equipe da CBN Joinville visitou a UPA Leste na tarde de hoje (15). De acordo com alguns pacientes que aguardavam atendimento, a demora para a triagem chegou a duas horas, enquanto que para a consulta com médico o tempo de espera chegou a quatro horas
Além da enfermaria especializada no Glória, já ativada, as outras duas estão em processo de montagem, com movimentação de cadeiras, máquinas e equipamentos para ativação dos leitos nos bairros Aventureiro e João Costa.
A diretora técnica da Secretaria de Saúde, Luana Garcia Ferrabone, afirma que as equipes estão focadas na organização das enfermarias e que o serviço será adaptado conforme as necessidades das Unidades Básicas de Saúde.
Continua depois da publicidade
– Estamos organizando tudo para que o paciente tenha conforto e seja trazido em segurança. Então, o tamanho dessas unidades, a quantidade de leitos, de que forma serão atendidos, isso tudo está sendo adequado para atender da melhor forma quem vem das Unidades Básicas e dos PAs.
Segundo o Prefeito de Joinville, Adriano Silva, a grande dificuldade para iniciar o atendimento nas enfermarias especializadas é realizar as escalas de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos para 24h no atendimento.
– Se nós conseguirmos essas escalas médicas, as enfermarias estarão abertas. Como elas estão montadas dentro das Unidades Básicas, a estrutura a gente já tem. Então é só criar as escalas para começar os atendimentos e diminuir o número de pacientes dentro das UPAs – explica o prefeito.
O atendimento das novas enfermarias será destinado a pacientes com casos confirmados de dengue. Neste caso, o serviço será reservado às pessoas que já tiveram o diagnóstico nas unidades básicas e nos pronto atendimentos.
Continua depois da publicidade
*com informações do repórter João Gabriel
Leia também
Com acúmulo de 188 milímetros, Joinville tem alerta de temporais até terça-feira
Aeroporto de Joinville prevê melhorias para aumentar capacidade ainda em 2024
Mulher que jogou cachorro de ponte é denunciada pelo Ministério Público em Joinville