A Praia de Cabeçudas, em Itajaí, deve contar com uma orla totalmente revitalizada para a próxima temporada de verão. É isso o que prevê a Secretaria de Planejamento do município, que apresenta à comunidade na ontem desta terça-feira o projeto de recuperação do local. A obra, em sua primeira etapa, vai contemplar novas calçadas, instalação de bancos e condições de acessibilidade, entre outras ações. A segunda fase será a reestruturação do chamado Caminho de Cabeçudas (via que dá acesso à praia), com melhorias nas calçadas e na pavimentação.
Continua depois da publicidade
Para os trabalhos na orla ainda não há previsão de início, mas o edital de licitação já está sendo elaborado. Assim que ele for concluído e publicado, o começo das obras vai atender os trâmites legais da concorrência, incluindo os possíveis recursos das empresas derrotadas. De qualquer forma, a previsão é de que esta parte da revitalização seja entregue até dezembro.
– Podem ocorrer recursos das empresas que perderem e dependemos do andamento da licitação, mas a estimativa é que a obra termine até o fim de 2013 – destaca o secretário Paulo Praun.
Já a recuperação do Caminho de Cabeçudas ainda está no projeto, e é possível que os trabalhos terminem apenas em 2014. Na noite de ontem os moradores puderam conhecer os projetos, tirarem dúvidas e sugerirem modificações no planejamento. Os recursos para execução das obras são federais, por meio da Caixa Econômica, com contrapartida da prefeitura.
Avaliação
Continua depois da publicidade
Para a Associação de Moradores de Cabeçudas, a revitalização é fundamental para valorizar o bairro. Presidente da entidade, Zenaldo Feuser lembra que a praia foi o primeiro local de Santa Catarina usado para o turismo de banho e mar e avalia que é preciso resgatar essa característica da região.
– Cabeçudas é um patrimônio não só de Itajaí, mas do Estado. Com essas obras a população vai poder desfrutar muito mais desse local que se destaca pelo bem estar e pela qualidade de vida – comenta.
Embora não faça parte do projeto de recuperação do bairro, outra questão de infraestrutura deve beneficiar os moradores de Cabeçudas nos próximos meses. Toda a rede de esgoto já está instalada, e a ligação delas deve ocorrer entre setembro e dezembro, conforme cronograma da prefeitura. Com isso o Ribeirão do Marambaia, que desemboca na praia, poderá ser despoluído, oferecendo melhores condições de balneabilidade.