A instalação do novo Mercado Público do Continente, revitalização de todos os espaços públicos da região e a ligação da Avenida Beira Mar Continental até a BR-101 foram algumas das propostas apresentadas pela prefeitura nesta quinta-feira durante a reunião com a participação do movimento Floripa Te Quero Bem, na Biblioteca Municipal do Continente, no bairro Estreito. As melhorias integram o Plano de Metas da região Continental que contém ações a serem realizadas até 2016.

Continua depois da publicidade

O Secretário do Continente, João Batista Nunes, apresentou as propostas. Ele destacou a construção de uma capela mortuária e a instalação de um cemitério para animais, medidas que estão previstas no orçamento do município. Para Nunes, audiências públicas como a de ontem contribuem para aprimorar e amadurecer a gestão pública.

– Quando se estabelecem metas, o gestor é condicionado a executá-las. Além disso, é obrigado a reconhecer as prioridades que vêm da comunidade – afirmou.

A próxima reunião do Plano de Metas para Florianópolis será na região Leste e haverá mais uma com a participação do prefeito Cesar Souza Júnior, quando ele apresentará as propostas para todo o município. As regiões do Centro, Sul e Norte já participaram do processo.

Continua depois da publicidade

Uma emenda aprovada em maio pela Câmara de Vereadores determina que o conjunto de metas da gestão atual da prefeitura deve ser concluído até dezembro. O Plano final será encaminhado para o Legislativo para aprovação e todas as propostas ficarão disponíveis no site da prefeitura.

Para Anderson Giovani da Silva, gerente executivo do Instituto Comunitário Grande Florianópolis e integrante do Floripa Te Quero Bem, o movimento facilitou o acompanhamento da população do desenvolvimento da cidade.

– Vamos acompanhar o plano de metas da prefeitura identificando sempre se os desafios levantados pelo FTQB estarão sendo trabalhados – destacou.

Continua depois da publicidade

Algumas das metas para o Continente:

– Implantação de um Mercado Público;

– Revitalização de todos os espaços públicos;

– Novos 900 pontos de iluminação pública na Ilha e Continente;

– 30 novas placas de sinalização turística e trânsito;

– Ligação da Avenida Beira Mar Continental até a BR-101;

– 10 Km de corredores de ônibus;

– Requalificação da Avenida Ivo Silveira;

– Pavimentação de 38 ruas;

– 10 Km de ciclovias;

– Revitalização do Terminal de Capoeiras;

– 500 moradias de interesse social na Vila Aparecida;

– Conjunto habitacional da Ponta do Leal;

– Construção da Capela Mortuária;

– Cemitério para animais

Floripa Te Quero Bem

O movimento Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após entrevista de Guga Kuerten ao Diário Catarinense, quando levantou a possibilidade de ir embora da cidade devido à redução da qualidade de vida.

A declaração levou à realização do Painel RBS, que promoveu um debate sobre o futuro da Capital. Em 2012, a campanha temporária se transformou em um movimento liderado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e Instituto Vilson Groh (IVG).