Em meio à possibilidade de greve dos trabalhadores, apreensão dos ônibus e falta de vigilantes atuando nos terminais, nesta sexta-feira à noite a prefeitura de Blumenau decretou o fim da intervenção no Consórcio Siga e na Glória. Os interventores Sérgio Chisté e Jardel Rangel deixarão a administração das empresas e, na segunda-feira, os antigos administradores retomam seus cargos normalmente. De acordo com o presidente do Seterb, Carlos Lange, após pouco menos de um mês da intervenção (que havia sido decretada no dia 8 de novembro), os interventores conseguiram apurar todas as informações financeiras, fiscais e tributárias das empresas para entender por que o contrato não estava sendo cumprido. Agora, com o relatório feito, uma comissão de intervenção irá analisar as informações e, num prazo de 180 dias, emitir um parecer com um relatório conclusivo.
Continua depois da publicidade
– A intervenção foi decretada para romper a rotina de falta de pagamentos. Neste mês, colocamos em dia todos os compromissos financeiros de salários, vales, o financiamento do mês passado, e entregamos as empresas de volta aos administradores indicando as falhas que encontramos e o que deve ser feito para manter a operação daqui pra frente – explica Lange.
A comissão que vai avaliar o relatório dos interventores, segundo o presidente do Seterb, já está formada e deve começar a trabalhar na segunda-feira. Ela será constituída por dois profissionais de carreira da prefeitura e um do Seterb, todos indicados pelo prefeito.
Sobre os próximos meses, Lange assume que a prefeitura não possui a garantia de que a Glória irá cumprir com as responsabilidades financeiras dos funcionários, mas que, caso o contrato volte a ser descumprido, não há nenhum impedimento legal de que a prefeitura assuma novamente a administração da empresa. Somente nesse caso, com novas irregularidades, uma quebra de contrato entraria como opção para o município.
Continua depois da publicidade