Os pronto-atendimentos (PAs) de Joinville trabalham com estoques limitados de medicamentos nos últimos dias. No PA Norte, uma lista de 11 remédios diferentes foi colocada em um quadro de avisos voltado aos funcionários para alertar quanto aos itens em falta.

Continua depois da publicidade

Ainda em dezembro, uma profissional da saúde ligada ao município chegou a usar as redes sociais para pedir que pacientes procurassem os PAs apenas em casos de urgência devido ao problema. A Prefeitura reconhece dificuldades de manter o estoque em dia.

Segundo a assessoria da Secretaria da Saúde, parte dos remédios está em falta porque há demora nas entregas dos fornecedores, além de atrasos nos repasses do Estado e da União para a compra de medicamentos. Mas a Secretaria da Saúde afirma que pacientes não deixaram de ser atendidos por causa da restrição.

Segundo a assessoria da pasta, houve um remanejamento dos itens nos estoques de cada unidade para equilibrar a disponibilidade. Alguns medicamentos, conforme a secretaria, têm opções alternativas em estoque.

Nesta terça-feira, uma reunião interna na Saúde será realizada para avaliar o fluxo de medicamentos e atualizar o checklist dos remédios disponíveis na tentativa de minimizar o problema.

Continua depois da publicidade