Um homem com varíola dos macacos foi liberado do isolamento social em Florianópolis após um erro de resposta da prefeitura. O órgão informou que ele teria testado negativo para a doença, em julho deste ano. Ele estava há seis dias em casa enquanto aguardava o resultado dos exames, na região continental da Capital. A prefeitura admitiu em nota a confusão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

No dia 17 de julho o paciente recebeu uma mensagem do Laboratório Municipal (LAMUF) pelo WhatsApp informando que poderia sair da restrição domiciliar porque teria negativado para a nova varíola. Na mensagem, o órgão afirma que familiares também poderiam sair do isolamento sem fazer qualquer tipo de testagem. 

— Peguei ônibus, fui trabalhar, fiz reuniões, sai pra comer pizza com meus amigos para comemorar que eu estava livre e almocei com colegas de trabalho — afirmou o paciente à NSC TV. Ele preferiu não se identificar. 

Dois dias depois da liberação, ainda com sintomas, *João procurou novamente o LAMUF e solicitou o laudo do exame em arquivo PDF. O documento, portanto, positivava a varíola dos macacos. 

Continua depois da publicidade

Ao paciente, a prefeitura informou que a mensagem anterior — liberando ele do isolamento — teria sido enviada por engano e que a pessoa responsável “não prestou atenção” no que estava escrito, já que todas as respostas são feitas de forma automática para facilitar o serviço. 

— O risco de alguém ter se contaminado durante o período em que ele não estava cumprido o isolamento existe. Lembrando que a transmissão ocorre principalmente pelo contato de pessoa a pessoa — afirma a médica infectologista, Sabrina Sabino. 

— Quantas pessoas agora podem ter pego isso por culpa minha e que consequências isso pode ter. Você fica com esse peso na consciência mesmo sem ter controle da situação — desabafa *João. 

À NSC TV, a prefeitura reconheceu o erro de comunicação em nota e ressaltou ainda que está tomando as providências de correção no processo de trabalho. Veja na íntegra abaixo.

Continua depois da publicidade

“A prefeitura Municipal de Florianópolis reconhece que houve erro de comunicação durante o atendimento, mas ressalta que está tomando todas as providências para correção no processo de trabalho. Todos os casos são monitorados uma vez ao dia, através da Vigilância Epidemiológica Municipal”

Casos de varíola dos macacos em SC

O número de casos confirmados da varíola dos macacos em Santa Catarina aumentou 54% em uma semana, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), divulgados na terça-feira (30). O número de diagnósticos positivos para a doença chegou a 94. 

Apenas Florianópolis registra 34 pacientes do total, o que representa 36% do número de pessoas com varíola dos macacos em Santa Catarina.

*João foi um nome fictício usado pela reportagem para não identificar o paciente.

Entenda o que é a varíola dos macacos

*Com colaboração de Juan Todescatt

Leia também

Funcionária é demitida de hotel após filmar vocalista do Guns N’ Roses no Brasil

Continua depois da publicidade

Quem é o coach que fingiu próprio sequestro em SC

Homem é preso em SC usando documentos do filho morto do governador de Goiás