A revitalização do Mercado Público de Florianópolis pode sair do papel. Foi publicado no Diário Oficial da prefeitura nesta semana a abertura de concorrência pública para a execução do projeto do Largo do Mercado Público. O recebimento dos envelopes com as propostas será no dia 29 de junho, até as 14h, no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). A abertura está programada para ocorrer no mesmo dia.
Continua depois da publicidade
O edital está disponível na sala da Comissão Permanente de Licitações do Ipuf (Praça Getúlio Vargas, 194, Centro). A empresa selecionada deve responder pela execução do projeto elaborado pelo arquiteto e urbanista uruguaio Hector Vigliecca, da Vigliecca Arquitetura e Urbanismo, que venceu em junho de 2010 o concurso promovido pela prefeitura. Em contrapartida, poderá explorar a área durante 30 anos.
Em outubro de 2010, a previsão era de que as obras de revitalização de um dos cartões postais da Capital ocorresse em junho de 2011. O superintendente do Ipuf, Átila Rocha dos Santos, que está de licença do cargo, mas acompanhou o projeto, disse que o principal entrave para dar seguimento na execução foi a demora da cessão do terreno do Mercado Público pela União.
– O grande problema foi a cessão do terreno pela União à prefeitura que permitiria o início das obras. Sem a cessão não seria possível dar segmento – disse.
Continua depois da publicidade
O Largo do Mercado Público foi inspirado no cenário de Las Ramblas, região turística formada por um série de ruas de Barcelona, na Espanha. Em Florianópolis, a área terá o trânsito modificado e abrigará cafés, lojas, restaurantes e servirá de espaço para a apresentação de artistas. Também terá estacionamento subterrâneo para 400 veículos e um shopping popular com 158 lojas que substituiria o camelódromo.