As festividades em comemoração ao aniversário de 168 anos de Joinville começaram nesta quarta-feira (6/3), com a solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da prefeitura. O evento teve a participação da Banda do 62º Batalhão de Infantaria, que executou os hinos nacionais e de Joinville, além de outras músicas do repertório.

Continua depois da publicidade

A secretária de Educação, Sônia Victorino Fachini, destacou os 77 mil a alunos atendidos nas unidades de ensino municipais, incluindo cursos profissionalizantes. O prefeito Udo Döhler apontou as crianças como as mais importantes do evento e elogiou a vocação, competência e dedicação dos docentes.

— Por isso, nos sentimos tranquilos de ingressar na semana dos 168 anos. Estes jovens são os que cuidarão da cidade lá na frente, tornando Joinville cada vez mais segura, justa e feliz — disse o prefeito.

Estavam presentes alunos da Escola Municipal Adolpho Bartsch, de Pirabeiraba – avaliada como a melhor instituição municipal de Joinville, em 2018, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação; além de alunos das escolas municipais Adolpho Bartsch, Professora Eladir Skibinski, Presidente Castello Branco, Plácido Xavier Vieira, e Governador Pedro Ivo Campos. Além disso, acompanharam a solenidade bombeiros mirins, autoridades, 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, secretários do governo e vereadores.

Programação

A programação do aniversário de Joinville segue nesta quinta-feira (7/3), às 20 horas, na Sociedade Harmonia Lyra, com o “Concerto de Aniversário – Joinville 168 anos”, com a Orquestra Villa-Lobos. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local, uma hora antes do espetáculo.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (8/3), será feita a entrega da Medalha do Mérito Dona Francisca, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado. Neste ano, o homenageado será o advogado Carlos Adauto Vieira, personalidade emblemática do cenário cultural de Joinville, escritor, ex-presidente e membro da Academia Joinvilense de Letras (AJL).

Sábado (9/3), o dia do aniversário de Joinville começa com a homenagem ao imigrante, às 9 horas, no Cemitério do Imigrante. O público que prestigiar o evento também assistirá ao concerto de piano com a ex-aluna da Escola de Música Villa-Lobos, Ana Julia Lima. Às 17 horas ocorre o desfile de aniversário, na avenida José Vieira (Beira-rio).

No domingo (10/03), a partir das 9h30, está programado o passeio ciclístico, com saída marcada da frente da Câmara de Vereadores.

Trânsito

A partir das 14 horas de sábado (9/03), o trânsito ao entorno da área onde vai ocorrer o desfile, na Avenida José Vieira (Beira-rio )será monitorado por agentes do Departamento de Trânsito (Detrans). A a partir das 15 horas as avenidas Marcos Welmuth, José Vieira e Hermann August Lepper (trecho entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis) estarão interditadas. O trânsito será liberado após o término do desfile, previsto para as 19 horas.

Continua depois da publicidade