O prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), era presidente da Associação Empresarial (Acij) quando Dilma Rousseff prometeu a duplicação da BR-280 no Painel RBS, em Joinville, em 2008. Na época, disse que “informações a mais sobre investimentos na região de Joinville poderiam ter sido trazidas” pela então ministra, já que “os gargalos são preocupantes”.

Continua depois da publicidade

Cinco anos depois, Udo diz que a cobrança pela duplicação deve continuar, mas não de forma ostensiva, por meio de idas de comitivas a Brasília, mas sim mostrando aspectos positivos da região, como a produção econômica que precisa de vazão, que considera mais eficaz para sensibilizar governos.

Das visitas a Brasília, Udo diz que tirou a impressão de que há vontade política de que a duplicação aconteça.

– Em evento com a ministra Gleisi Hoffmann (ministra-chefe da Casa Civil), foi possível ver que o governo federal sabe que a região Norte e Nordeste de SC é uma das mais promissoras do País. Há sintonia do município, do Estado do e governo federal e os passos para a obra estão caminhando -, afirma.

Continua depois da publicidade

O atual presidente da Acij, Mario Cezar Aguiar, diz que a duplicação “é mais do que urgente” e garante que em conjunto com as demais associações empresariais da região, a entidade procura fazer pressão legítima para que autoridades priorizem a obra. Ele defende ainda planejamento integrado para o transporte, que leve em consideração os impactos sobre a BR-101 e pense em outros modais de transportes.

Em Jaraguá do Sul, a cobrança também continua. O prefeito de Jaraguá, Dieter Janssen, diz que prefeituras e associações empresariais da região do Vale do Itapocu estão se mobilizando para ter mais informações do DNIT neste ano, mas acredita que “logo as notícias serão mais positivas”.