Começa nesta terça-feira o XII Congresso Catarinense de Municípios e, antes da abertura oficial do evento que vai reunir prefeitos, vereadores e secretários municipais, os chefes do Executivo de várias cidades participam da II Mobilização Estadual de Prefeitos, organizada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O objetivo é chamar a atenção das autoridades estaduais e federais para as necessidades dos municípios.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), nove das 14 cidades que fazem parte do grupo confirmaram que irão participar da mobilização: Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial e Pomerode. O presidente da Ammvi e prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, afirma que a mobilização é importante para que os municípios possam apresentar reivindicações e buscar recursos para atender às principais demandas.

Os representantes do Vale também levarão reivindicações específicas da região, como a cobrança pelo andamento das obras da duplicação da BR-470, a implantação do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, o acompanhamento da instalação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina e a busca pela federalização da Furb.

Santos se disse contrário à sugestão da Fecam de paralisar os serviços não essenciais das prefeituras em protesto. Segundo ele, a Ammvi não deu orientações sobre o caso, mas ocorreram conversas informais com os prefeitos e nenhuma das cidades deve parar as atividades.

Continua depois da publicidade