Os prefeitos do Litoral Norte de Santa Catarina se reuniram na manhã de quarta-feira, na sede do Grupo RBS em Itajaí, em um evento que encerrou a série de entrevistas feitas pelo Sol Diário sobre os cem primeiros dias dos governos municipais. O café da manhã contou com a presença dos gestores Rodrigo Bolinha (Itapema), Roberto Carlos de Souza (Navegantes), Luzia Coppi (Camboriú), Evandro dos Navegantes (Penha), Evaldo Guerreiro Filho (Porto Belo), Ana Paula da Silva (Bombinhas) e Jandir Bellini (Itajaí). Também participaram do encontro o diretor-geral de jornais em Santa Catarina, Walter Bier, o gerente regional da RBS Blumenau, Adriano Araldi, e o comentarista político do Grupo RBS, Moacir Pereira.
Continua depois da publicidade
– Sabemos da importância do Litoral para todo o Estado e queremos estar mais perto dos municípios, ser porta-voz destas comunidades. Esse encontro é para que vocês nos ajudem, trazendo as necessidades da região para que possamos ajudar no desenvolvimento e na melhor qualidade de vida destas cidades – destacou Araldi.
Para registrar a data simbólica dos cem dias, O Sol Diário trouxe na última semana entrevistas com os prefeitos do Litoral Norte. Além da publicação no caderno impresso do balanço das ações, projetos e dificuldades encontradas por quem governa as cidades, o site do jornal apresentou vídeos em que cada político resumiu, em cem segundos, os seus primeiros cem dias de mandato.
Crescimento
Continua depois da publicidade
Os municípios retratados na série de reportagens multimídia formam uma região que está entre as 10 que mais crescem no país, impulsionada principalmente pelo Complexo Portuário, comércio, serviços e construção civil. Este potencial regional também foi ressaltado no encontro desta quarta-feira por Moacir Pereira.
– Temos o dever de parceria com toda a região, que é extraordinária não só do ponto turístico, mas também econômico e cultural – pontuou o comentarista.
– Com certeza o Litoral Norte tem esse crescimento, e tem potencial para crescer ainda mais, porque aqui as cidades não competem, elas se unem – completou o diretor-geral de jornais em SC, Walter Bier.
Continua depois da publicidade
Frases
“Toda a região vive um grande momento, com grandes prefeitos à frente das nossas cidades. E todos se colaboram, se ajudam, e com isso todo o Litoral Norte, que já tem uma grande força econômica, vai crescer ainda mais”.
Ana Paula da Silva (PDT), prefeita de Bombinhas
“Essa é uma das regiões que mais cresce não em Santa Catarina, mas no Brasil. Posso dizer isso porque participei de um evento em São Paulo com as 30 principais cidades do país, e Itajaí, mesmo não estando neste grupo, foi convidada a participar pela importância da nossa região como um todo”.
Jandir Bellini (PP), prefeito de Itajaí
“Camboriú era uma cidade-dormitório de Balneário Camboriú e agora está despontando para suas potencialidades econômicas e turísticas. A imprensa é muito importante para o crescimento de Camboriú e de todos os nossos municípios litorâneos”.
Continua depois da publicidade
Luzia Coppi (PSDB), prefeita de Camboriú
“Assim como os terminais portuários de Itajaí e Navegantes movimentam economicamente toda a região, temos outra grande situação para acontecer agora que é a Fórmula 1 em Penha. Hoje essa possibilidade está mais perto do que imaginamos. Temos de 70 a 80% de chances de Santa Catarina receber um Grande Prêmio”.
Evandro dos Navegantes (PSDB), prefeito de Penha
“Um tema importante para a região é a nova bacia de evolução do Complexo Portuário, que tanto Itajaí quanto Navegantes entendem ser necessária. Nossa preocupação é com as famílias que moram próximas do molhe de Navegantes, e eu e o Jandir vamos conversar para chegar a uma solução”.
Roberto Carlos de Souza (PSDB), prefeito de Navegantes
“Do ponto de vista econômico, temos um grande aspecto de união. Por isso, independente dos partidos políticos e vinculações, a gente caminha como região. Isso é muito significativo para todos os municípios, somos realmente uma das regiões que mais crescem neste país”.
Continua depois da publicidade
Evaldo Guerreiro Filho (PT), prefeito de Porto Belo
“Precisamos vender cada vez mais a nossa região para outros estados. Com certeza todos nós ganhamos, porque aquilo que acontece em Penha, por exemplo, vai respingar no turismo de Itapema, Bombinhas e Porto Belo, no aeroporto de Navegantes, e assim por diante”.
Rodrigo Bolinha (PSDB), prefeito de Itapema