Representantes de 12 das 21 associações de municípios de Santa Catarina estiveram reunidos ontem, na Universidade do Contestado, em Curitibanos, para defender o investimento nas ferrovias. Durante o encontro, que segundo os organizadores reuniu representantes de 140 entidades, foi retirado o Documento da Integração.

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No documento as associações defendem que o traçado da Ferrovia da Integração, também conhecida como Corredor Ferroviário, Leste-Oeste ou Ferrovia do Frango, tenha o traçado original que sai de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval do Oeste, Campos Novos, Santa Cecília, Ponte Alta, Blumenau e Itajaí.

De acordo com a presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, a defesa deste traçado tem como objetivo contemplar o “eixo central do Estado”.

Ela afirma que este traçado pode contemplar as agroindústrias do Oeste, o setor de madeira da região de Curitibanos, as indústrias de cimento da região de Rio do Sul e o setor têxtil de Blumenau.

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Sisi diz que uma comissão com representantes das associações municipais será formada na próxima semana para acompanhar os trâmites da ferrovia e buscar audiências com o presidente da Valec, Josias Cavalcante.

A Valec tem a previsão de lançar no dia 6 de maio o edital de licitação para o Estudo de Viabilidade. O presidente do Fórum Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai, disse que o encontro reforça o apoio ao traçado da ferrovia pelo centro do Estado.

Há também um movimento que defende o traçado pelo Norte do Estado, passando por Porto União, Canoinhas e São Francisco do Sul. Apesar de sugerirem o traçado até Itajaí, Uczai apoia que linha antiga, pelo Norte, seja revitalizada.

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