Os prefeitos das 18 cidades que compõem a Amurel, no Sul catarinense, decidiram em reunião nesta quinta-feira (9) aumentar as medidas de restrição no comércio por causa da pandemia do coronavírus. Tubarão, Laguna e outras 16 cidades vão fechar o comércio de rua, shoppings e restaurantes nos finais de semana.

Continua depois da publicidade

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina

Além de Tubarão e Laguna, as medidas afetam municípios como Imbituba, Jaguaruna, Braço do Norte e Gravatal. A decisão foi tomada pelos prefeitos seguindo as ações de isolamento social que vigoram na região desde o fim de junho, quando foi estabelecida a obrigatoriedade de máscaras e a redução do horário de funcionamento do comércio de rua, shoppings, bares e restaurantes.

As novas medidas valem a partir desta segunda-feira (13), durante 14 dias, impedindo que o comércio de rua, shoppings, bares e restaurantes abram as portas nos sábados, domingos e feriados.

Durante os dias úteis as restrições aplicadas nas últimas duas semanas têm poucas alterações. Os restaurantes, lanchonetes, pizzarias e churrascarias podem funcionar somente até as 20h com 50% da capacidade de público e respeitando distanciamento entre as mesas. Após esse horário, fica permitida somente a tele-entrega, sem possibilidade de retirada no balcão.

Continua depois da publicidade

Para bares, pubs, lojas de conveniência e similares o funcionamento permitido será até as 18h, de segunda a sexta-feira. Após esse horário, apenas a tele-entrega está permitida.

As ações mais rigorosas foram tomadas após a região ver um aumento expressivo no número de casos de covid-19 nos últimos dias. Todos os leitos de UTI disponibilizados pelo SUS no Hospital Nossa Senhora da Conceição estão lotados e a Secretaria de Estado da Saúde classifica a situação da região como ‘gravíssima’.

> Santa Catarina tem três regiões em nível gravíssimo de risco para coronavírus; veja quais são

– Os leitos de UTI do SUS estão lotados, os casos positivos da doença aumentaram demais e isso não é apenas em Tubarão ou na Amurel. A situação é preocupante e medidas radicais são necessárias, com base nas orientações das autoridades médicas. Os prefeitos seguiram o que foi determinado pelo Comitê Extraordinário para acompanhamento da Covid-19, que é a instância legal para discutir o assunto – afirmou o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.