Os 22 prefeitos e secretários de saúde de municípios da Grande Florianópolis se reuniram para unificar as ações de prevenção ao avanço do coronavírus. O resultado do encontro realizado na manhã desta terça-feira na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) será um documento com medidas a serem tomadas. Além disso, serão solicitadas medidas do Governo do Estado, como a liberação de mais kits para o diagnóstico do COVID-19.

Continua depois da publicidade

O documento será divulgado à tarde, porém prefeitos anteciparam alguns pontos que foram discutidos pela manhã. Gean Loureiro, de Florianópolis, falou sobre as medidas adotadas na Capital, e que devem ser reproduzidas em outras cidades. A ideia é unificar o protocolo para aulas, eventos e aglomerações, como forme de prevenção.

​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

— Nada adianta Florianópolis iniciar se não tiver avanço nos demais. As divisas geográficas praticamente não existem, as pessoas circulam, o transporte coletivo vai até Floripa. É importante que medidas que temos tomado sejam seguidas, e que outras ideias, Floripa possa acompanhar — explica.

O vice-presidente da Associação e prefeito de Palhoça, Camilo Martins, reforça a necessidade de unificação das ações. Ele disse que uma das principais cobranças que surgiram no encontro foi por uma número maior de kits para detectar o vírus, e que essa demanda será repassado do Governo do Estado via Secretaria de Saúde.

Continua depois da publicidade

As medidas coletivas a serem adotadas por todos os municípios ainda serão divulgadas, mas por enquanto, a principal bandeira é a da prevenção para evitar o máximo possível a contaminação.

— É importante que ajamos em conjunto para evitar levar pânico às pessoas. A preocupação dos municípios é com esse problema que vamos enfrentar, a situação poderá piorar, as pessoas precisam estar atentas e cumprir o que for determinado pelas prefeituras e pelo governo. Estamos aqui para defender a saúde pública e o interesse da coletividade — ponderou.