Após reunião com o governador Carlos Moisés na véspera, os prefeitos da Grande Florianópolis se encontraram novamente na manhã desta sexta-feira (22) para discutir a proposta de integração do transporte coletivo da região metropolitana. O tema foi destaque da primeira Assembleia Geral Ordinária de 2019 entre os membros da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

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O encontro definiu as indicações de cada prefeito para representar os municípios nos grupos de trabalho da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). Vinculada à Secretaria de Planejamento, o órgão deve passar a responder à Casa Civil após a reforma administrativa e será responsável por fazer a elaboração e licitação do projeto.

O secretário Douglas Borba, da Casa Civil, representou Carlos Moisés na reunião e afirmou aos prefeitos que a expectativa do Governo Estadual é que o processo licitatório seja iniciado até o fim deste ano. Até lá, a Suderf ficará encarregada de executar as eventuais mudanças no projeto e as reuniões com os representantes dos municípios.

— Retomamos as tratativas do transporte coletivo para melhoria da mobilidade urbana da região e já recebemos o aval dos prefeitos para levarmos a iniciativa em frente. Agora, estamos analisando os meios legais para que o projeto seja implantado, convergindo com as necessidades de cada município — afirmou Borba.

Projeto deve renovar até 25% da frota

O projeto elaborado pela Suderf estava tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa quando foi engavetado pelo então governador Eduardo Pinho Moreira no ano passado. A proposta também havia sido elaborada pela Suderf em parceria com o Observatório de Mobilidade da UFSC e já tinha aprovação dos prefeitos da Região Metropolitana da Grande Florianópolis para ser implementado.

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O projeto indicava uma nova concessão para contratar uma ou mais empresas que devem atuar de forma integrada em todas as linhas da região. Consequentemente, os atuais sistemas de transporte municipal e intermunicipal da região serão encerrados. A exceção é Florianópolis, que não é incluída no projeto por ter contrato em vigor com o Consórcio Fênix.

Entre os destaques da proposta estavam a possibilidade de renovar 25% da frota já no início da concessão, criação de trajetos para bairros de alta demanda como Kobrasol e Campinas, aumento de linhas troncais e diretas, aplicativo para acompanhar o ônibus em tempo real, compra de crédito pelo site, máquinas de cartão no ônibus e integração entre as linhas. Veja detalhes da proposta que estava em tramitação até o ano passado.