Os prefeitos da Grande Florianópolis aprovaram o pedido de rescisão de contrato com a concessionária responsável pela BR-101 Norte, a Autopista Litoral Sul. O documento, em nome da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), será levado ao Ministério dos Transportes e à Procuradoria Geral da República, em Brasília, na próxima quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Clique para visualizar trecho do documento

A decisão foi aprovada no início da tarde desta segunda-feira. Dos 22 prefeitos da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), 14 estiveram na reunião realizada no Hotel Cambirela, no Bairro Estreito. Todos foram favoráveis a pressionar o governo federal a rescindir o contrato com a concessionária por atraso na construção do anel viário, que era previsto para estar pronto em fevereiro de 2012.

Nesta terça-feira, o Granfpolis ainda deve buscar a assinatura dos oito associados que não puderam participar do encontro. O documento levou em conta o processo do Tribunal de Contas (TCU) que indica favorecimento financeiro indevido pela não execução das principais obras no prazo previsto pelo contrato e a suspeita de omissão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Continua depois da publicidade

Após sucessivos adiamentos, a nova previsão é de que o contorno esteja pronto em fevereiro de 2017, ou seja, cinco anos depois do previsto no contrato inicial da concessão.

:: Confira o manifesto dos prefeitos na íntegra