O prefeito de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, precisou improvisar uma forma de alertar os moradores sobre a elevação repentina do nível do rio na madrugada desta quinta-feira (5). Arnildo Diogo Ferrari pegou a ambulância do município, dirigiu pelas ruas com a sirene ligada para acordar a comunidade e reduzir os prejuízos por conta dos alagamentos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Segundo o prefeito, era por volta de 1h da madrugada quando o Rio das Pombas começou a encher rapidamente com a água que descia de Pouso Redondo. O chefe da Defesa Civil, Josnei Moser, explica que as projeções feitas não consideravam aquele cenário, pois a enchente costuma ocorrer em virtude da elevação do Rio Itajaí do Oeste. A situação, considerada atípica, exigiu uma medida drástica.

Enquanto o prefeito saiu com a ambulância, Josnei usou a camionete da Defesa Civil para fazer um buzinaço. Até viaturas da Polícia Militar começaram a rodar o município de 7,7 mil habitantes com sirenes ligadas para que a comunidade percebesse o que estava acontecendo. Em questão de 15 minutos, a maioria dos moradores estava acordada, conta o chefe da pasta.

Uma moradora gravou vídeo em que mostra a mobilização das autoridades e relatou: “Parece cena de guerra”. A estratégia adotada pela prefeitura conseguiu amenizar, ao menos em partes, os danos.

Continua depois da publicidade

SC descarta operar barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado

— Não tinha mais o que fazer, e a maioria das pessoas estava dormindo, porque não estava prevista essa situação toda. Aí tomei essa atitude. A cidade está debaixo da água, mas graças a Deus todos salvos, porque em primeiro lugar é a vida — afirma o prefeito.

Muitas famílias contaram com ajuda de voluntários para tirar as coisas de dentro de casa, inclusive com ajuda de trator. Empresários correram para salvar os estoques. A cidade amanhece alagada e nesta tarde o nível da água ainda estava subindo, segundo Ferrari. Pelos menos 32 famílias estão nos dois abrigos abertos no município.

Com o volume de chuva previsto para ocorrer entre sexta-feira (6) e domingo (8), na ordem de 200 milímetros de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o prefeito acredita que o Rio Itajaí do Oeste pode alcançar 11,5 metros. Nesse cenário, praticamente toda a região central da cidade será atingida, afirma o gestor.

Nesta quarta-feira (4), um homem morreu após tentar passar de bicicleta por uma área alagada no pequeno município do Alto Vale do Itajaí. De acordo com testemunhas, ele passava pelo local de acesso das arrozeiras quando, supostamente, perdeu o controle e caiu na área alagada. A suspeita é de que o acidente ocorreu porque a vítima não conseguiu enxergar a estrada por conta da água.

Continua depois da publicidade

Fotos mostram cidade alagada

Leia mais

Novo alerta da Defesa Civil de SC prevê temporais, 200 milímetros de chuva e inundações

Imagens aéreas mostram enchente em Rio do Sul e quinta-feira amanhece com trégua da chuva