Na próxima terça-feira, a Prefeitura de Joinville espera resolver a confusão na qual se transformou a instalação do ILS, sistema que possibilita pousos em condições de mau tempo, no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. Na data, o prefeito Udo Döhler (PMDB) irá à Brasília para se reunir com representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), responsável pela instalação do sistema.
Continua depois da publicidade
No encontro, o prefeito irá pedir que o órgão se encarregue também da compra da estação meteorológica de superfície (EMS 1), equipamento necessário para que o ILS possa entrar definitivamente em operação. A responsabilidade da compra da estação era da Infraero. Caso o Decea aceite, não será necessário fazer uma licitação.
Otimismo
– Esperamos que a reunião seja definitiva e que dali consigamos uma resposta efetiva do Decea para que tenhamos acelerado o trâmite para a instalação do aparelho -, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, ele alega que durante a semana continuarão sendo buscadas alternativas para que o problema seja resolvido.
Na quinta-feira passada, a Prefeitura de Joinville foi surpreendida com a informação de que a Infraero não havia comprado o aparelho EMS 1. Sem o equipamento que auxilia o ILS, o aeroporto de Joinville não poderia ter o equipamento funcionando. Enquanto isso, o ILS, que já está em Joinville, vai sendo instalado no aeroporto.
Entre as alternativas levantadas pela administração municipal, está a compra do aparelho por parte do Decea ou o recebimento de uma unidade que funciona atualmente no aeroporto de Curitiba. Lá, será instalado o EMS 3, em substituição ao de classe 1, e com isso o equipamento estaria em desuso. Mas por enquanto, a preferência da administração municipal é por um aparelho novo.
Continua depois da publicidade