Como uma medida para equilibrar a situação financeira da Prefeitura de Araquari, o prefeito João Pedro Woitexem decidiu reduzir os salários dos cargos comissionados, até a situação melhorar.

Continua depois da publicidade

A arrecadação em Araquari caiu 38%, segundo o prefeito. “Até o mês de setembro nós não achávamos que essas medidas seriam necessárias, se comparado com as outras prefeituras, mas, com a queda na arrecadação foi preciso tomar algumas decisões”, diz.

A redução foi aprovada na Câmara de Vereadores e segue por lei, a seguinte ordem: redução de 20% do salário de prefeito, vice-prefeito, redução do salário dos cargos comissionados como secretário, secretário adjunto e gerente executivo também em 20% e redução em 10% do salário de diretor, coordenador e chefe.

A lei vigora de 1º de outubro a 31 de dezembro. As gratificações e funções gratificadas que não estejam amparadas por legislação específica também foram suspensas neste período. As horas extras também só serão pagas quando justificadas e com autorização expressa do prefeito.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Outra medida do prefeito, para tentar reduzir custos, foi alterar o horário de funcionamento da Prefeitura. O horário anterior era das 8h às 12h e das 13h às 17h, passando agora a ser das 8h ás 14h, sem fechar para almoço e na Secretaria de Obras, das 7h às 13h. Os serviços emergenciais, assim como os serviços da Tributação seguem em horário normal.

Atualmente, a Prefeitura conta com 138 cargos comissionados divididos em todas as repartições. A nova medida vai ajudar a economizar 5,11% mensal somente com a folha de pagamento.