Ainda estava escuro quando o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), saiu de frente da prefeitura da cidade rumo a Joinville. Acompanhado de capacete e uma “magrela”, pegou a estrada às 3h desta sexta-feira (3) para viajar mais de 700 quilômetros até a maior cidade de Santa Catarina. A “viagem da gratidão”, como chama, acontece para agradecer o apoio dado por Joinville a Guaíba durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Equipes da Defesa Civil, caminhões caçamba, duas máquinas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos bombeiros voluntários e duas carretas foram enviadas por Joinville para ajudar na recuperação do município localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo informações apuradas em maio, cerca de 38 mil moradores ficaram desabrigados após a enchente.
Durante semanas, a equipe concentrou esforços na limpeza de ruas e remoção de entulhos nos bairros mais afetados. Além disso, a Prefeitura de Joinville doou materiais escolares, mesas, cadeiras e livros às escolas de Guaíba, contribuindo para a retomada das aulas nas áreas impactadas.
Marcelo saiu de Guaíba na madrugada de sexta-feira (3) acompanhado de outros três ciclistas: Gilnei, Vagner e Rodrigo, que possuem vasta experiência em longas pedaladas. Conforme estimativa do Google Maps, são mais de 700 quilômetros entre a cidade gaúcha e Joinville.
Continua depois da publicidade
Equipe saiu de bicicleta na madrugada
— Embarco nessa jornada para levar um agradecimento especial à cidade que foi essencial na recuperação de Guaíba após as enchentes. Joinville não mediu esforços, enviando equipes, máquinas e materiais para nos ajudar em um momento tão difícil. Agora, levamos também um convite para que se torne cidade-irmã de Guaíba, reforçando nossa união e gratidão. No caminho, passaremos por várias cidades, celebrando a solidariedade e a união. Gratidão é o que nos move — disse o prefeito em uma publicação nas redes sociais.
A “Viagem da Gratidão” contará com paradas estratégicas em cinco cidades ao longo do percurso: Arroio do Sal (RS), Tubarão (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e, finalmente, Joinville (SC), onde a chegada está prevista para o dia 8 de janeiro. Em Florianópolis, o Marcelo visitará o prefeito Topázio Neto como forma de agradecer também pelo apoio prestado por Santa Catarina a Guaíba.
Na chegada a Joinville, ele será recebido pelo prefeito Adriano Silva (Novo) e pela vice-prefeita Rejane Gambin (Novo). O evento celebrará o fortalecimento dos laços entre os dois municípios e simbolizará a gratidão de Guaíba pela solidariedade recebida.
Continua depois da publicidade
Além das cidades visitadas, Marcelo conta que cerca de 100 pontos serão “carimbados”, com objetivo de demarcar o trajeto. Adesivos estão sendo colocados nestes pontos estratégicos. Um deles foi em um posto de gasolina, conhecido como Graal Rota 80, em Gravataí (RS).
Veja fotos da operação em maio
Leia também
Cinco cidades do Norte de SC têm planos para alargamento de praias
Com salários de até R$ 17,2 mil, cidade “colada em praias” abre processo seletivo para 180 vagas
Ponte entre duas praias de SC que pode “encurtar” trajeto de 35 km ainda sem previsão de obras