O prefeito de Ituporanga Gervásio Maciel (PP) foi o primeiro chefe de Executivo municipal catarinense a receber a vacina contra o coronavírus. Gervársio, aos 78 anos, é o prefeito mais velho do Estado. A primeira dose foi aplicada no último sábado (13). Além dele, outros 99 moradores da cidade do Alto Vale entre 78 e 79 anos tiveram direito à imunização.
Continua depois da publicidade
— Eu ando o dia inteiro de máscara. Cobro que as pessoas mantenham distanciamento de 2 metros para conversar. Desde o início da pandemia tenho me cuidado e agora chegou a minha vez, me enquadrei no público que já pode ter acesso a vacina e tomei — comemorou após receber o imunizante.
Em Ituporanga, a vacinação de idosos ocorre aos sábados, uma estratégia adotada para tentar evitar contato com outras pessoas.
Luto em Ituporanga
Nesta quarta-feira (17), depois de registrar cinco mortes por Covid-19 em menos de 24 horas, a prefeitura de Ituporanga decretou luto oficial de três dias. Até o momento são 26 óbitos no município desde a chegada da pandemia. Entre as mortes, duas da mesma família.
Continua depois da publicidade
Florentina Bennert Schroeder, 77 anos, e o filho, Vanderlei Schroeder, 44, perderam a vida nesta terça (16) por conta das complicações causadas pelo vírus. Eles esperavam por um leito de UTI. Mãe e filho moravam no interior, na comunidade de Rio Batalha. Eles estavam no Pronto-Socorro do Hospital Bom Jesus.
De acordo com o prefeito, Ituporanga esgotou os recursos para atender a população que está em situação mais grave e por conta disso agendou uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Andre Motta Ribeiro, para sexta-feira (19).
Todo o Vale do Itajaí, conforme dados do governo do Estado desta quarta-feira, está com os leitos de UTI ocupados em hospitais. Há fila de espera em toda Santa Catarina.