A população conhecerá às 8h de hoje o teor do edital que prevê licitação do transporte coletivo na Capital. A apresentação será no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e é apenas parte de um plano maior idealizado pelo prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, o chamado Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Esse projeto também será discutido em audiência pública e traz o planejamento da cidade para os próximos 30 anos, com obras de médio, médio-longo e longo prazo.
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De acordo com o prefeito, as obras de médio prazo abrangem faixas exclusivas de ônibus no entorno do Maciço do Morro da Cruz, incluindo sinalização preferencial na Beira-mar Norte, e um teleférico para ligar a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), passando pelo Morro da Cruz.
A intenção é que o teleférico tenha três estações, com 120 cabines, cada uma com capacidade para oito pessoas. Dessa forma, estima-se que transporte até 15 mil usuários por dia, mudando significativamente a rotina de mais de 20% da população da Capital. Essas obras, segundo o diretor de projetos da Secretaria Municipal de Obras, Carlos Alberto Riederer, já têm recursos aprovados dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2) Mobilidade.
– O dinheiro deve chegar dia 30 à Caixa Econômica e o prazo de assinatura do contrato vai até o dia 21 de outubro. A intenção é lançar o edital para essas obras neste ano e começar o serviço no início do ano que vem. A duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira também entra nesse pacote – revela Riederer.
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Segundo ele, a priorização dos ônibus na Beira-mar Norte vai incluir a colocação de um sensor nos veículos, para acionamento do semáforo. Sendo assim, se o sinal estiver vermelho, vai abrir para a passagem e, se estiver verde, continuará assim mais tempo.
O elevado do Rio Tavares também é obra de médio prazo dentro do plano do prefeito. Riederer diz que o projeto está em desenvolvimento e que a obra deve acontecer com recursos da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). A agência também vai liberar verba para a construção de faixa exclusiva na avenida Ivo Silveira, em Capoeira.
A médio-longo prazo, o prefeito quer que a ponte Hercílio Luz tenha passagem exclusiva para ônibus assim que as obras de recuperação encerrarem. Os planos para longo prazo incluem quadruplicação da Via Expressa e a ligação da Beira-mar Continental à BR-101.
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Obras e orçamentos que estão previstos
Médio prazo
>> Faixas exclusivas de ônibus na rua Deputado Antônio Edu Vieira com anel viário: R$ 80 milhões
>> Duplicação da Edu Vieira: R$ 10 milhões
>> O teleférico, que passará pela UFSC, Morro da Cruz e Ticen: R$ 68 milhões
>> Faixa preferencial na Beira-mar Norte com ampliação da marginal _ na extensão entre a Casa da Agronômica até a Polícia Federal, e do Terminal de Integração da Trindade (Titri) até o Shopping Iguatemi: R$ 6 milhões
>> Elevado do Rio Tavares (com obras de melhoria no acesso a Campeche): R$ 12 milhões
Médio-longo prazo
>> Faixa exclusiva para ônibus na Ivo Silveira, com ciclovia: R$ 7 milhões
Longo prazo
>> Quadruplicar a Via Expressa: obra do Governo Federal
>> Ligar a Beira-mar Continental à BR-101: prefeituras de Florianópolis e São José pedem emenda de parlamentares para possibilitar a obra
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