Nove dias depois de encaminhar à Câmara de Vereadores de Florianópolis projeto de lei complementar que alterava a fórmula de cobrança da taxa de lixo na Capital, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) voltou atrás e pediu ao Legislativo o arquivamento da proposta encaminhada pelo peemedebista em 7 de agosto. A decisão saiu após Gean ter se reunido com vereadores, representantes de entidades empresariais e comunitárias na tarde desta quarta-feira, na sede do Executivo.

Continua depois da publicidade

Além da retirada do projeto de lei, a Prefeitura informa que será montado um calendário de apresentação das propostas para parlamentares, entidades e sociedade civil, sob coordenação de técnicos da secretaria da Fazenda e da Superintendência de Saneamento, para até março de 2018 aperfeiçoar o modelo de cobrança dos resíduos sólidos em Florianópolis.

O projeto queria propor alterar a fórmula de cobrança da taxa de lixo na cidade e ampliá-la para vendedores ambulantes, terrenos baldios, imóveis em construção e espaços de garagem – que hoje não pagam o tributo.

A justificativa oficial da Prefeitura é de que a decisão do arquivamento ¿se deu pela sensibilidade do chefe do executivo em ouvir a posição das diversas forças da sociedade em compreender o mérito do projeto, mas que o momento econômico que o país atravessa reforça a necessidade de um maior debate sobre o tema¿.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias da Grande Florianópolis