O prefeito de Coronel Freitas Mauri Zucco e o vice-prefeito Cesar Martinelli foram afastados por 30 dias dos cargos. A solicitação foi realizada pelo promotor de justiça João Paulo de Andrade e deferida nesta sexta-feira pelo Poder Judiciário da comarca, localizada no Oeste.

Continua depois da publicidade

– Existem fortes indícios da participação dos agentes em fraude e corrupção em um concurso público realizado no município – afirma Andrade.

Uma operação de busca e apreensão foi deflagrada nesta sexta-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Coronel Freitas, Xanxerê, Maravilha e Arabutã, em Santa Catarina, além de Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul.

::: Gaeco faz operação no Oeste de SC e no RS para investigar suspeita de fraude e corrupção em concurso público

Continua depois da publicidade

A investigação iniciou a partir de denúncias feitas na Promotoria de Justiça de Coronel Freitas, por candidatos que participaram do concurso, realizado no dia 27 de abril. Há suspeita de vazamento do gabarito beneficiando alguns candidatos.

– Como alguns candidatos que teriam sido beneficiados são subordinados direta e indiretamente aos agentes públicos, solicitamos o afastamento dos dois – explica o coordenador do Gaeco de Chapecó, Fabiano Baldissarelli.

Ao todo, 28 candidatos teriam sido beneficiados

A seleção era para 19 cargos, como auxiliar administrativo, agente de sáude, professor e até médico. As provas foram realizadas e o resultado foi divulgado no dia 14 de maio mas, por determinação da Justiça de Coronel Freitas, os efeitos dele, inclusive a nomeação, foram suspensos.

Continua depois da publicidade

– Nos próximos dias serão ouvidos os suspeitos, testemunhas e 28 candidatos que teriam recebido o gabarito antes da prova -afirma Andrade.

Houve busca na prefeitura de Coronel Freitas. Em Xanxerê, as buscas foram na sede da Exito Projetos, Assessoria e Consultoria Ltda. Nas outras cidades foram realizadas buscas em residências e em sedes de outras empresas, que teriam participado da licitação. Na sede da empresa não foi encontrado ninguém.

Nesta sexta-feira à noite, por telefone, o prefeito Mauri Zucco disse que estava fora do município, em sala de aula, e que ainda não havia sido notificado da decisão. O vice não foi localizado pela reportagem.

Continua depois da publicidade

– Não tenho nada a dizer. Acho estranho, mas a Justiça é quem vai mostrar – declarou Zucco.