O prefeito João Cidinei (PL), à frente da administração de Anita Garibaldi, na região serrana de Santa Catarina, foi condenado por improbidade administrativa por emprestar um máquinário da prefeitura para uma obra de uma empresa privada de um município vizinho. Cabe recurso à decisão.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
O caso ocorreu em 2019, em mandato anterior de Cidinei. À época, o prefeito determinou que um rolo compactador fosse usado em uma obra de uma propriedade particular da empresa Cerealista Guarda no município de Cerro Negro. Foi designado ainda um funcionário público para operar a máquina.
O prefeito alegou que havia cedido o rolo em um acordo de cooperação com a prefeitura da cidade vizinha, versão que ele não conseguiu comprovar, segundo a Justiça, e que foi contrariada pelas testemunhas do caso.
A sentença determina que ele pague multa civil equivalente ao valor de empréstimo da máquina e ao do trabalho do servidor que operou ela.
Continua depois da publicidade
A reportagem fez contato com a defesa do prefeito, que reforçou a versão dele sobre a intenção de ceder o rolo compactador à prefeitura de Cerro Negro, e não a uma empresa na ocasião. Ele ainda não definiu se irá recorrer na Justiça.
Já a empresa envolvida no caso firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ainda em 2019 com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) em que se comprometeu a pagar multa e se retratar publicamente. O acordo foi homologado pela Justiça.
Leia mais
Ex-prefeito é condenado a pagar meio milhão por obra mal feita em praça em SC
MP arquiva processo contra secretário de Balneário Camboriú por uso de carro público
SC terá de pagar R$ 200 mil por omissão após preso morrer com infecção por corte no rosto