O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior (PSB), teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores durante a sessão desta terça-feira (14). O motivo é a suspeita de omissão na gestão de recursos destinados pelo Governo de Santa Catarina ao município. O vice-prefeito, Antônio Clésio da Costa (PP), é quem assumirá o executivo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A votação ocorreu na tarde desta terça-feira. Segundo o legislativo, o processo envolvia o prefeito e o vice. No entanto, ele foi desmembrado e o segundo foi absolvido das acusações pelos parlamentares.

Suspeita de superfaturamento em licitação para compra de “kit de higiene” é alvo de CPI em SC

Conforme o texto, a acusação se deve porque os mandatários não respondiam aos requerimentos da Câmara, além de uma suposta omissão na gestão dos recursos destinados pelo Governo do Estado ao município.

Continua depois da publicidade

Para que os mandados fossem cassados, era necessário que nove dos 13 vereadores votasse a favor da cassação. No caso do prefeito, a votação terminou em nove a favor e quatro contrários. Já em relação ao vice, ela terminou com oito a favor e cinco contra.

Após o resultado, o vice-prefeito assumiu o cargo. Em nota conjunta, a prefeitura e a defesa de Rosenvaldo se pronunciaram sobre o caso. No texto, eles alagam que não concordam com a decisão e que a decisão foi tomada sem provas.

Veja a nota

“A Defesa do Prefeito Rosenvaldo da Silva Junior vem a público informar que não concorda com a decisão tomara pela Câmara de Vereadores na sessão extraordinária de ontem, 14 de novembro de 2023, que culminou na cassação de seu mandato arduamente conquistado nas urnas.

É inadmissível que em um estado democrático de direito, decisões sem provas sejam tomadas em nome da “legalidade”.

Continua depois da publicidade

A história contada às futuras gerações será rigorosa para com aqueles que colocaram seus interesses particulares sobre a democracia.

A defesa tomará todas as medidas cabíveis para garantir o retorno do Prefeito Rosenvaldo da Silva Junior ao Poder Executivo da cidade de Imbituba, e com isso, permitir com que ele possa terminar o mandato pelo qual foi eleito democraticamente”.

Leia também

Morre o ex-governador de Santa Catarina, Colombo Salles, aos 97 anos

Personalidades lamentam morte de Colombo Salles: “legado que perdurará na história”